Estágios

Em que consiste o estágio profissional:

O estágio profissional consiste no exercício duma actividade profissional que permita, pela sua avaliação, apurar se o estagiário reúne os conhecimentos técnicos e a cultura própria necessária para a prática de actos típicos da especialidade profissional em que se desenvolve o seu estágio.

 

Qual a duração do estágio profissional:

A duração do estágio profissional é de dezoito meses, que podem ser reduzidos para doze meses caso o candidato, na sua candidatura, comprove dispor de uma formação superior pós-graduada relevante ou, no decurso do seu estágio, a conclua.

A conclusão, durante o estágio profissional, de um doutoramento ou de um mestrado, ambos na área da ciência económica, permite a passagem a membro efectivo

As formações relevantes são publicitadas no portal da Ordem (Requisitos Habilitacionais).

 

Candidatos com experiência profissional prévia à data da sua candidatura:

Sempre que, no curriculum vitae junto com a sua candidatura, um candidato, que não reúna os requisitos para ser admitido como membro efectivo, assinale ter desenvolvido, depois de concluídos os seus estudos superiores, uma actividade profissional que envolveu a prática de actos típicos de Economista, pode solicitar que esta sua experiência profissional releve e seja avaliada para efeitos de conclusão do seu estágio profissional.

Para tanto deverá elaborar um relatório dessas actividades e remetê-lo aos Serviços da Ordem (Modelo de Relatório).

 

Candidatos sem experiência profissional prévia à data da sua candidatura:

Sempre que um candidato não tenha desenvolvido, antes da apresentação da sua candidatura, uma actividade profissional que envolva a prática de actos típicos de Economista, a data de início do seu estágio profissional é aquela em que comprovadamente começou a desenvolver tarefas e funções consideradas como relevantes para a realização daquele seu estágio.

Deve o estagiário comunicar, através do portal da Ordem e preenchendo um modelo aí existente (Modelo de Comunicação), encontrar-se já a desenvolver tarefas e funções que considere relevantes para a realização do seu estágio profissional.

 

Suspensão do estágio profissional:

O estágio profissional interrompe-se a requerimento do estagiário que comprove ter-se verificado uma interrupção da sua actividade profissional ou da do seu Patrono.

Cabe ao estagiário comunicar aos serviços da Ordem a data em que se verificou a interrupção e quando a mesma cessou.  

 

Período para realização de estágio profissional:

Não contabilizando os períodos de suspensão, o estágio profissional deve concluir-se até ao dobro do prazo estabelecido para a sua realização.

Havendo motivos poderosos, pode ser autorizada uma prorrogação do período de tempo concedido para realização do estágio profissional.

 

Relatório de estágio:

O estágio profissional considera-se concluído quando o estagiário submete, através do portal da Ordem, o seu relatório de estágio onde descreve as tarefas e funções desenvolvidas durante o seu estágio profissional (Modelo de Relatório (A) (B)).

 

Patrono:

Cabe ao estagiário escolher o Patrono do seu estágio profissional de entre Economistas com mais de 5 anos de experiência profissional.

Não sendo possível ao estagiário indicar um Patrono nem aos Serviços designar-lhe um, o seu estágio profissional decorrerá sem a orientação de Patrono.

 

Relatório do Patrono:

Cabe ao Patrono apreciar o relatório de estágio e, sobre ele, elaborar um relatório em que:

  • Corrobore ou não as informações constantes no relatório de estágio.
  • Proponha ou não a inscrição do estagiário como membro efetivo da Ordem e do Colégio da especialidade profissional em que este desenvolveu o seu estágio.

 

Bolsa de Patronos:

Os serviços da Ordem manterão em funcionamento uma base de dados de Economistas que se dispõem a exercer funções de Patrono.

Um estagiário, mediante requerimento, pode aceder a essa base de dados

 

 

eventos
15
NOV
2018
Eventos de Terceiros
XXV Conferência Anual do IPAI 2018
ISEG
09H00
16
NOV
2018
Eventos de Terceiros
Jantar de Angariação de Fundos Alumni Económicas Solidária
Zeno Lounge do Casino ...
20H00
29
NOV
2018
Conferências e Debates
IV Conferência das Furnas 2018
Terra Nostra Garden Hotel
10H00
30
NOV
2018
Eventos de Terceiros
2.º Congresso dos Gestores Portugueses
Culturgest
09H00
publicidade
cadernoseconomia
Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua Ivone Silva, Edifício Arcis, Nº 6 - 5º andar
1050-124 LISBOA
PORTUGAL
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias