8º Congresso Nacional dos Economistas - 9 e 10 de Julho de 2019
Jul, 09, 2019 / Jul, 10, 2019

 

A 09 e 10 de Julho deste ano, a Ordem dos Economistas levou a efeito o seu 8º Congresso Nacional dos Economistas, que teve por tema “Portugal 2030: Tecnologia, Demografia, Economia e Globalização”.



Já vivemos, neste século XXI, duas décadas e valerá a pena olhar para o que foram as previsões feitas há 10-20 anos atrás sobre o Portugal 2020 e, igualmente, o que são as actuais previsões sobre o Portugal de 2030.

 

Existem diversos desafios relativamente ao futuro de Portugal.

Alguns são internos, no sentido em que resultam de condições sobretudo endógenas: a crise do sistema político, a desertificação do interior ou a falta de mão-de-obra qualificada.

Outros resultam sobretudo de factores exógenos e que se tornam mais complexos e difíceis de resolver.

Dos diversos desafios que se colocam ao Portugal 2030, existem quatro que se destacam do ponto de vista económico. São eles os relativos à tecnologia, à demografia, à economia como um todo e à globalização.

 

A Ordem dos Economistas realiza de dois em dois anos o seu Congresso Nacional dos Economistas, de inscrição aberta a todos os interessados, associados ou não da Ordem, sendo por isso esta uma ocasião especial para reunir especialistas, académicos e empresários num mesmo debate sobre o presente e o futuro da Economia.

Nesta sua 8ª edição,  o congresso teve como mote Portugal 2030 e foi orientado em torno de quatro dos grandes desafios, sob o ponto de vista económico, para o nosso futuro: a Tecnologia, a Demografia, a Economia e a Globalização.

Para este Congresso, fomos mais longe do que o habitual na nossa abrangência e, para além do já amplo leque de oradores participantes nos diversos painéis, recolheremos e démos também visibilidade e eco às visões para a próxima década de um conjunto alargado de responsáveis de algumas das principais empresas.

A nossa intenção geral foi a de tornar este evento um momento frutuoso e útil, para que possamos encontrar soluções e caminhos capazes de sustentar o crescimento de Portugal mesmo perante uma conjuntura externa complexa e desafiante, à qual se somam os desafios internos associados à implosão demográfica e ao seu impacto na segurança social e na falta de mão de obra qualificada, às assimetrias territoriais e à desertificação do interior ou à diminuição da confiança no sistema político, entre outros.

Foi ainda atribuído, durante o Congresso, o prémio Carreira, que distingue Economistas que desenvolveram um percurso profissional notável na área da economia ou gestão.

Clique para aceder ao site do Congresso

 


Local: Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian

Morada: Lisboa

Próximos eventos
DRCA - VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU - 3 a 5 de abril
Bruxelas
Abr, 03, 2024 08:00
Visitas
Jantar-Debate - 50 anos de Abril, 25 anos da Ordem(...)
Casa do Alentejo
Abr, 10, 2024 19:30
Jantar-Debate