Apresentação do Livro - Regulação, Ética e Governance: O Mercado da Informação Financeira
Jul, 04, 2018 / Jul, 04, 2018

Realizou-se, no dia 4 de Julho pelas 18h00 na Sede da Ordem, uma sessão de apresentação do livro "Regulação, Ética e Governance: O Mercado da Informação Financeira" do colega Jorge Rodrigues.

 Livro - Jorge Rodrigues

SINOPSE

A sociedade portuguesa manifesta hoje uma profunda descrença em relação ao funcionamento de algumas das suas instituições, o que contribui para minar a confiança no futuro coletivo do país. As instituições que funcionam bem e são respeitadas pelos cidadãos contribuem para a obtenção de resultados melhores e mais sustentáveis para a sociedade. O livro pretende estimular a ponderação e questionamentos rigorosos que levem os decisores a não agir antes de pensar e a não confundir a familiaridade superficial de um assunto com uma profunda compreensão do mesmo. Este exercício de reflexão, quando bem conduzido, parece potenciar as nossas capacidades, tornando-nos mais conscientes, mais responsáveis, mais eficazes e, ao mesmo tempo, mais tolerantes e solidários. Por esse motivo foi escolhida a sequência de conteúdos de responsabilidade social das organizações, confiança, corporate governance, ética e sua implementação em associações profissionais públicas – Ordem dos Economistas, Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Ordem dos Contabilistas Certificados – todas elas ligadas à produção, certificação e disseminação de informação financeira.



AUTOR

Jorge Rodrigues nasceu em 1958. Casado, uma filha. Economista. Doutor em gestão (ISCTE-IUL). Professor coordenador no Instituto Politécnico de Lisboa. Especialista de reconhecida experiência e competência profissional em gestão empresarial, contabilidade de gestão e finanças empresariais. Exerceu funções de gestão (planeamento, marketing, comercial, finanças) no setor privado, público e cooperativo, por mais de 15 anos. Participa em júris de doutoramento e de mestrado, intervém em eventos científicos com apresentação de comunicações. Tem publicado artigos em revistas com referee, capítulos em livros, livros, working papers. Investiga e ensina nas áreas: empresas familiares, estratégia empresarial, família empresária, finanças empresariais, gestão global, governabilidade organizacional, marketing, planeamento e controlo de gestão, responsabilidade social e ética das organizações.

 

LIVRO

https://www.editorarh.pt/pt/livro/98/regulacao-etica-e-governance-o-mercado-da-informacao-financeira?p=pt/livro/98/regulacao-etica-e-governance-o-mercado-da-informacao-financeira 

 

 


Local: Sede da Ordem

Morada: Lisboa

Próximos eventos
DRCA - VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU - 3 a 5 de abril
Bruxelas
Abr, 03, 2024 08:00
Visitas
Jantar-Debate - 50 anos de Abril, 25 anos da Ordem(...)
Casa do Alentejo
Abr, 10, 2024 19:30
Jantar-Debate