Conferência "Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?"
Out, 03, 2014 / Out, 03, 2014

As Representações em Viana do Castelo das Ordens dos Economistas, Advogados, Engenheiros e Médicos, apoiam a Polaris - Associação de Astronomia de Viana do Castelo, na promoção da Conferência “Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?”, sobre a origem de todas as coisas, assunto que durante séculos astrónomos e filósofos têm vindo a teorizar, tentando responder a três das questões filosóficas mais fundamentais, movidos pela mesma inquietação  da busca pela compreensão do mundo à sua volta.

  Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?

 

“...Temos respostas físicas, biológicas, antropológicas, sociológicas e históricas cada vez mais correctas a estas interrogações.  Mas essas respostas não abrem interrogações muito mais vastas do que as que fecham? Vivemos num universo onde constantemente, às miríades, há estrelas que morrem, brilham, nascem e renascem. Somos seres físicos situados no terceiro satélite de um pequeno Sol da Via Láctea. Somos os seres biológicos mais cerebralmente desenvolvidos do ramo cerebralmente mais desenvolvido da evolução animal. Somos humanos da espécie chamada homo sapiens, para quem o problema, o enigma, o mistério maior são a sua própria capacidade para resolver os problemas, esclarecer os enigmas, analisar os mistérios...

 

… Mas ficámos irremediavelmente perplexos e desorientados sobre a nossa situação no mundo, desde que soubemos que nos encontrávamos num piãozinho que gira em pleno céu à roda de uma bola de fogo. E quando compreendemos que o nosso Sol era um astro pigmeu perdido entre milhares de milhões de estrelas, relegado para a periferia de uma galaxiazinha dos subúrbios, perdemos toda a certeza fundamental acerca da nossa situação, do nosso destino, do nosso sentido…” (Edgar Morin – Filósofo, antropólogo e sociólogo)

 

São estas e outras questões que certamente os presentes na conferência terão oportunidade de aproveitar, para esclarecer dúvidas e interrogações junto dos nossos oradores convidados, Prof. Doutor António Jácomo (Filósofo) e Prof. Doutor Daniel Folha (Astrofísico), que tiveram a amabilidade de aceitar o nosso  convite.

 

A Conferência terá lugar no próximo dia 3 de Outubro, às 21H30, no Auditório Francisco Sampaio, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na Av. do Atlântico em Viana do Castelo.

 

Cartaz

A entrada é livre e poderá convidar outras pessoas interessadas.

 


Local: Auditório Francisco Sampaio - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC

Morada: Avenida do Atlântico, Viana do Castelo

Próximos eventos