The Retail International Conference pretende dar especial destaque aos principais desafios que o comércio enfrenta, bem como ao papel deste setor na agenda do crescimento económico e social sustentado em Portugal e na Europa.
De forma a tornar este evento um momento de interesse tão abrangente quanto possível, orienta-se a componente temática no contexto da forte reestruturação económica em curso em Portugal e na Europa, considerando a crescente necessidade de adaptação dos agentes económicos, especialmente no que respeita ao recurso a Tecnologias de Informação e Comunicação, Inovação e Modernização e Tendências de Consumo.
Convidamos os investigadores, independentemente da sua afiliação institucional ou geográfica, a apresentarem os seus trabalhos teóricos e/ou práticos, nas seguintes temáticas:
1. Comércio Moderno
- Re-inventar o comércio em Portugal e na Europa (Empreendedorismo, Inovação e novos conceitos)
- Comércio de Proximidade - que futuro?
- Comércio especializado
- Novos formatos de comércio
- Marketing e redes de comércio integrado
2. Comércio e as cidades
- Marketing de cidades /cidades como destinos de compras, cultura e lazer
- Mobilidade urbana / fruição e sustentabilidade
- Urbanismo comercial e gestão integrada de centros urbanos
3. Comércio e associativismo
- Modelos sustentáveis de associativismo empresarial
- Concertação social e novos modelos de contratação colectiva
- Estado e associativismo empresarial e sindical
4. Comércio e internet
- Comércio electrónico
- Redes sociais e marketing digital
- Comércio a retalho - serviços e aplicações tecnológicas
As comunicações devem ser enviadas ao cuidado de Manuela Pinto (GAI), gai@eeg.uminho.pt, até ao dia 9 de junho de 2014. A seleção dos trabalhos será divulgada até ao dia 23 do Junho.
mais informações: http://www3.eeg.uminho.pt/acb2014/
contactos
Gabinete de Apoio à Investigação
Escola de Economia e Gestão
Manuela Pinto
e-mail: gai@eeg.uminho.pt
Local: Hotel Meliã
Morada: Braga