DRCA-Política Monetária: do Fed ao BCE - In Memoriam de Paul Volcker
Jan, 30, 2020 / Jan, 30, 2020

 

. DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO E ALENTEJO

ORDEM DOS ECONOMISTAS

 

ECONOMIC TALKS

 


“Política Monetária: do Fed ao BCE - In Memoriam de Paul Volcker”

 

Participantes: Luís Mira Amaral, Fernando Teixeira dos Santos, António Rebelo de Sousa, António Mendonça, Ricardo Cabral.

Apresentação: António Mendonça, Presidente da DRCA

Moderador: António Rebelo de Sousa, Direção da DRCA

 

 

No passado dia 8 de dezembro de 2019, aos 92 anos de idade, faleceu Paul Volcker, economista americano, formado em Princeton e Harvard, que foi Presidente da Reserva Federal Americana entre 1979 e 1987, para além de ter exercido outras funções, na administração pública e no setor privado. Antes de ser nomeado para o primeiro mandato como Presidente da Reserva Federal, por Jimmy Carter, P. Volcker foi presidente do Federal Reserve Bank of New York, iniciando nessa qualidade o seu envolvimento com as intervenções de política monetária restritiva, num contexto de inflação elevada. Ronald Reagan, que sucedeu a Jimmy Carter, voltou a nomeá-lo, para um segundo mandato.

 

Paul Volcker pode ser considerado, a todos os títulos, o iniciador das referências de política monetária que haveriam de marcar a intervenção dos bancos centrais das principais economias mundiais, praticamente até à atualidade. E não deixou de ter influência significativa no desenho do Eurosistema, designadamente no que concerne à independência do BCE e ao controle da inflação como o objetivo primordial da política monetária, apesar de nesta matéria o Banco Central Europeu ter ultrapassado o seu congénere americano.

 

Atualmente voltou a estar em cima da mesa a estratégia da política monetária e a sua articulação com a política orçamental. Num contexto de “armadilha da liquidez”, como alguns autores de referência fazem questão de salientar, de ameaça de deflação e de baixas taxas de crescimento, discute-se as prioridades da política monetária, os seus instrumentos e a articulação com os objetivos mais gerais de crescimento económico e de equilíbrio interno e externo.

 

São estes os temas que estarão em discussão na próxima sessão do “Economic Talks”, projeto da responsabilidade da Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas, que contará com um painel de especialistas, com experiências diversificadas e de relevo no setor bancário e financeiro e na discussão e definição das políticas macroeconómicas, para a qual vimos convidar os colegas a participar. 

 

Neste sentido, vimos convidar os colegas a participar na sessão/debate sobre o tema “Política Monetária: do Fed ao BCE - In Memoriam de Paul Volcker”, que terá lugar no dia 30 de janeiro, com início às 18h00, na Sede da Ordem dos Economistas - Rua Ivone Silva, 6 – 5º - Edf. ARCIS – 1050-124 Lisboa.

 

Sendo a primeira iniciativa deste novo ano de 2020, não queremos deixar de desejar a todas e todos as colegas os nossos votos dos maiores sucessos e felicidades, no novo período que agora se inicia.

 

A Direção da Delegação Regional do Centro e Alentejo Ordem dos Economistas


Local: Sede da Ordem

Morada: Rua Ivone Silva, 6 - 5º - Edf. ARCIS - 1050-124 Lisboa

eventos
04
MAR
2020
Conferências e Debates
DRCA-Transportes e mobilidade em Lisboa
Sede da Ordem
18H00
10
MAR
2020
Apresentação de Livros
Lançamento de Livro - Um Guião para um Futuro Ministro d(...)
Sede da Ordem
18H00
21
ABR
2020
Eventos de Terceiros
HAPPY CONFERENCE 2020
09H30
publicidade
cadernoseconomia
Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua Ivone Silva, Edifício Arcis, Nº 6 - 5º andar
1050-124 LISBOA
PORTUGAL
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias