Jantar de Homenagem Dr. António Macieira Coelho

LOCAL: GRÉMIO LITERÁRIO, Rua Ivens 37, 1200 – 226 LISBOA

CONVITE À PARTICIPAÇÃO

Caras e caros Colegas,

A Direção da Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas vem, por este meio, convidar à participação no Jantar de Homenagem ao nosso colega António Macieira Coelho, membro da Assembleia Representativa e decano dos órgãos sociais, por ocasião da passagem do seu nonagésimo aniversário.

O colega António Macieira Coelho é uma referência da nossa Ordem desde as suas origens, tendo aí continuado uma vocação de trabalho associativo que se inicia, ainda enquanto estudante, no ISCEF, com a instalação da AIESEC – Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Comerciais, continua, já enquanto profissional, no Sindicato dos Economistas, de que foi dirigente, na Associação Portuguesa de Economistas, de que foi membro fundador em 1977 e na sua sucessora Ordem dos Economistas, como membro da Comissão Instaladora, desempenhando a partir daí vários mandatos nos sucessivos órgãos sociais.

A experiência profissional do colega António Macieira Coelho, como seria de esperar, é vasta e diversificada.

Tendo começado no sector bancário, no antigo Banco Fonsecas Santos e Viana – BFSV, desempenhou vários cargos em diversas outras empresas, de diferentes sectores da atividade económica e financeira. Foi também consultor, comentador económico em diversos órgãos de comunicação social, dirigente de várias instituições nacionais e internacionais de que destacamos a Vice-Presidência da CIADC – Confédération Internacional des Associations de Diplomés em Sciences Économiques et Commerciales. É ainda membro da American Economic Association.

Para além disso, exerceu funções docentes em diversas instituições de ensino superior, foi diretor da antiga revista do ISCEF Económica Lusitânia, participou na elaboração e avaliação de projetos industriais no Gabinete de Economia, dirigido pelo Prof. João Luís Costa André, onde foram lançadas bases da investigação em economia aplicada, na Escola e no próprio país. Ainda enquanto cidadão, foi Presidente da Junta de Freguesia de Carnaxide e membro da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Oeiras.

O colega António Macieira Coelho, pela sua experiência profissional, associativa e cívica, pela disponibilidade, empenho e desprendimento com que sempre se dedicou às causas que abraçou e às responsabilidades que exerceu, é uma referência para todos os economistas e de todas as gerações e honra-nos, uma vez mais, com a aceitação deste Jantar de Homenagem, que é também um pretexto para homenagear os economistas das gerações mais velhas, membros da Ordem e não só, a quem se deve muito do progresso realizado no país.

Usarão dapalavra, no início do Jantar, o Bastonário da Ordem, o Dr. Rui Leão Martinho e  o Presidente da DRCA, Prof. António Mendonça. Durante o Jantar haverá a intervenção do homenageado, o Dr. António Macieira Coelho, seguindo-se a abertura a intervenções dos participantes, moderada pelo membro da DRCA, o Prof. António Rebelo de Sousa.

A todos, em nome da Direção da DRCA, envio as melhores saudações.

António Mendonça

Presidente da Direção da Delegação do Centro e Alentejo da

Ordem dos Economistas

35€ Membros | 40€ Não Membros