Segundo debate do ciclo Quo vadis, Europa?
Nov, 22, 2017 / Nov, 22, 2017

 

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã tem o prazer de o convidar para o segundo debate do ciclo “Quo vadis, Europa?” no próximo dia

22 de novembro, quarta-feira, às 14H30 na Universidade Católica em Lisboa (Auditório Cardeal Medeiros, edifício da biblioteca João Paulo II–Palma de Cima, 1649-023 Lisboa)

 

O tema deste debate: „Será poupar a politica acertada essencial para uma recuperação robusta?

 

A Alemanha destacou-se nos últimos anos por não ter aderido a novo endividamento estatal e assim não apresentar um déficit orçamental. Durante vários anos Portugal apresentou défices orçamentais elevados que acabariam por levar o país à crise. Ultimamente tem-se verificado enormes progressos no sentido de manter um défice orçamental reduzido, estimando o governo para este ano um défice de apenas 1,5% do PIB.

 

Quais os motivos que levam um país a optar por uma política de poupança e de disciplina financeira? Quais as razões, as suas vantagens e os seus perigos?

 

No âmbito da Quo Vadis Europa Talks, reunimos economistas e (ex-)políticos alemães e portugueses para discutir este tema polêmico sob a perspetiva de ambos os países:

 

  • Steffen Kampeter, Ex-Secretário de Estado do Ministério das Finanças de Wolfgang Schäuble e atualmente Diretor Geral da BDA (Bundesvereinigung der Deutschen Arbeitgeberverbände/ Associação Federal das Associações de Empregadores Alemães)
  • João Moreira Rato, ex-Presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, consultor de vários clientes internacionais
  • Paulo Trigo Pereira, Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças e Modernização Administrativa

 

A moderação do debate está a cargo de Leo Wieland, – antigo correspondente para Portugal e Espanha da FAZ – Frankfurter Allgemeine Zeitung, um dos grandes jornais diários na Alemanha e Ricardo Ferreira Reis, Professor convidado da Universidade Católica Portuguesa.

 

Esta é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, em parceria com o Goethe-Institut Portugal e a Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa.

 

O ciclo de debates “Quo vadis, Europa” visa incitar à reflexão sobre várias questões críticas ao futuro da Europa, ao seu dever e à sua constante necessidade de transformação numa sociedade cada vez mais livre, tolerante e que abraça a diversidade e a igualdade como valores máximos da sua existência enquanto território geográfico e civilizacional.

 

Local: Universidade Católica em Lisboa (Auditório Cardeal Medeiros, edifício da biblioteca João Paulo II–Palma de Cima, 1649-023 Lisboa)

Idioma:. Português e alemão com tradução simultânea 

Preço: A entrada é livre, sendo necessário confirmar presença através do formulário online

 

Para mais informações, contacte:
Betina Marreiros
betina-marreiros(at)ccila-portugal.com
Tel. +351 213 211 215


Local: Universidade Católica de Lisboa - Auditório Cardeal Medeiros

Morada: Lisboa

Próximos eventos