Sessão: sustentabilidade e inovação social, comunidades de impacto
Mai, 30, 2017 / Mai, 30, 2017

A Ordem dos Economistas e o Impact Hub Lisbon realizaram a Sessão “Sustentabilidade e Inovação Social, Comunidades de Impacto”, que teve lugar no dia 30 de Maio, no Impact Hub Lisbon.

Clique aqui para aceder à apresentação

18h15 - O que é o Impact Hub? - Boas-vindas e apresentação

18h45 - Os nossos parceiros - Grow | Grupo José de Mello e Montepio partilham a visão sobre empreendedorismo de impacto e colaboração com Impact Hub

19h15 - Exemplos da comunidade - pitch de uma startup

19h30 - Intervenção/Posicionamento e expectativas da Ordem

Encerramento com Informal drinks

SOBRE a Impact Hub Lisbon

Impact Hub Lisbon, uma comunidade mundial com mais de 12 anos de existência que se dedica ao empreededorismo de impacto e inovação social presente em mais de 50 países onde são criadas mais de 1250 startups e mais de 4600 postos de trabalho por ano já alcançou um público de cerca de 54 milhões de pessoas.

Vivemos tempos de mudança, a sustentabilidade das organizações e da sociedade está nas agendas de todos os participantes, sejam empresas, instituições públicas coo também a sociedade civil (empreendedores, fazedores ou criadores de impacto).

Portugal, tal como os restantes membros da Comissão Europeia iniciaram um processo em meados de 2011 com o objectivo de “estimular o crescimento e reforçar a confiança mútua” em que se pretende aumentar a transparência da informação em matéria social e ambiental que é prestada pelas empresas de todos os sectores para um nível equiparável em todos os Estados-Membros.

Em 1 de Janeiro de 2017 a DIRETIVA 2014/95/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de outubro de 2014 será aplicável a todos os Estados Membros. Resumidamente, o Parlamento Europeu reconheceu a importância de as empresas divulgarem informações sobre a sustentabilidade, nomeadamente no que respeita aos factores sociais e ambientais, a fim de identificar os riscos para essa mesma sustentabilidade e de aumentar a confiança dos investidores e dos consumidores. Este movimento traduz-se agora numa alteração à Diretiva da Contabilidade, quanto à divulgação de informação não-financeira e informação sobre a diversidade por parte de grandes empresas públicas e privadas (com um número médio de empregados superior a 500).

Um recente estudo promovido pela consultora KPMG os investidores estão a ter cada vez mais preocupação nos impactos sociais e ambientais dos seus projectos de investimento. Esta consultora aponta mesmo que esta preocupação é mesmo uma tendência que se irá verificar no curto e médio prazo. Não se trata de sacrificar lucros em prol de outros, trata-se sim de aumentar e alargar os benefícios e as externalidades que se geram com cada projecto. Trata-se sim de criar e medir impacto na sociedade e no ambiente.

É aqui que o Impact Hub poderá ajudar. Está na génese do Impact Hub e faz parte da matriz de valores que sustenta a actividade dos programas e iniciativas que são desenvolvidas nos mais de 85 Hubs espalhados pelo mundo o apoio a projectos de impacto social e ambiental. Pretendemos ser o elo de ligação entre a sustentabilidade corporativa e responsabilidade social com a inovação dos empreendedores de impacto em Portugal e no mundo.

Local: Impact Hub Lisbon - Alcântara

Morada: Rua 1º de Maio, 103 1300 - 472 Lisboa