Prémio Excelência no Jornalismo Económico
Publicado em Out, 25, 2011

A jornalista Cristina Ferreira, do Jornal Público, foi galardoada com o primeiro Prémio Excelência em Jornalismo Económico, criado este ano pela Ordem dos Economistas, com o patrocínio exclusivo do Banco Espírito Santo.

Cristina Ferreira trabalha no Jornal Público desde a sua fundação, em 1990, quase sempre na área do jornalismo económico, onde cobre sobretudo a actividade do sector financeiro e onde se distinguiu por múltiplos trabalhos de investigação.

O prémio, no valor de 30 mil euros, foi atribuído por unanimidade, por um júri presidido pelo nosso Bastonário, Rui Leão Martinho, e composto por Jacinto Nunes, João Salgueiro, Fernando Teixeira dos Santos e Miguel Beleza.

Além de Cristina Ferreira, estavam nomeados para este prémio Pedro Santos Guerreiro, director do Jornal de Negócios, António Costa, director do Diário Económico, José Gomes Ferreira, subdirector da SIC, e Sérgio Gonçalves, da agência Reuters.

A cerimónia de entrega decorreu durante o Jantar de Gala promovido no âmbito do 4º Congresso Nacional dos Economistas,

Foi entregue à jornalista vencedora uma estatueta do escultor de arte contemporânea Pedro Calapez.

Ao criar o Prémio Excelência em Jornalismo Económico,  a Ordemreconhece que o jornalismo económico desempenha um papel fundamental na divulgação da ciência económica aplicada às empresas, à economia e às finanças, o que justifica que se incentive e promova a excelência nesta actividade”.

O objectivo desta distinção é premiar anualmente o jornalista que “melhor contribuiu, durante um dado ano civil, com trabalhos publicados ou difundidos nos órgãos de comunicação social portugueses, para um jornalismo económico de referência e de excelência”.