7o Congresso Nacional dos Economistas
Jan, 12, 2017

7º Congresso Nacional dos Economistas

“Globalização, Proteccionismo e o Futuro da Europa”

Em 12 e 13 de Outubro deste ano, a Ordem dos Economistas vai levar a efeito o seu 7º Congresso Nacional dos Economistas.

Este, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Numa altura em que o mundo se encontra perante novas situações políticas, num quadro económico e financeiro volátil e em que os novos horizontes derivados dos avanços tecnológicos prenunciam uma certa disrupção da economia, é justificável que discutamos estas questões e tentemos obter respostas para alguns dos graves problemas que temos de enfrentar.

Iniciaremos o Congresso com o enquadramento político e institucional, actual e futuro, derivado dos recentes desenvolvimentos mundiais como o Brexit, a Trumpolitics e o novo desenho do espaço europeu, os populismos, os fluxos migratórios, a solidariedade com os Países em dificuldades. Depois, analisaremos os perigos, ameaças, vantagens e desvantagens do comércio livre internacional, bem como os novos espaços.

Como economistas, gestores, empresários, quadros de empresas teremos depois interesse em discutir a empresa, as pessoas e a tecnologia, bem como apurar as razões da atractividade ou da falta dela, no que se refere ao investimento produtivo em Portugal.

O mercado, as Bolsas em geral e o financiamento da economia, ocuparão um espaço considerável na manhã do segundo dia de Congresso.

Teremos ainda a oportunidade de entregar o “Prémio António Simões Lopes”, ao autor da melhor tese de doutoramento que, anualmente, distinguimos numa iniciativa conjunta da Ordem com a PwC.

Esperamos que os Membros da Ordem e seus convidados compareçam, participem e apoiem mais esta iniciativa, solicitando também a sua divulgação nas empresas e nas escolas onde trabalhem.

Em breve daremos conhecimento do Programa do 7º Congresso e abriremos as inscrições para o mesmo.

V Seminário Ibérico de Economistas
Palácio de Viana