Sessão: sustentabilidade e inovação social, comunidades de impacto
Publicado em Mai, 15, 2017

Ordem dos Economistas e o Impact Hub Lisbon convidam-no(a) a estar presente na Sessão “Sustentabilidade e Inovação Social, Comunidades de Impacto”, que terá lugar no próximo dia 30 de Maio, às 18.00 horas, no Impact Hub Lisbon, na Rua 1º de Maio, 103, Lisboa.

Gostaríamos muito de contar com a vossa presença para dar a conhecer o que o Impact Hub pretende fazer neste novo ecossisema.

18h15 - O que é o Impact Hub? - Boas-vindas e apresentação

18h45 - Os nossos parceiros - Grow | Grupo José de Mello e Montepio partilham a visão sobre empreendedorismo de impacto e colaboração com Impact Hub

19h15 - Exemplos da comunidade - pitch de uma startup

19h30 - Intervenção/Posicionamento e expectativas da Ordem

Encerramento com Informal drinks

SOBRE a Impact Hub Lisbon

Impact Hub Lisbon, uma comunidade mundial com mais de 12 anos de existência que se dedica ao empreededorismo de impacto e inovação social presente em mais de 50 países onde são criadas mais de 1250 startups e mais de 4600 postos de trabalho por ano já alcançou um público de cerca de 54 milhões de pessoas.

Vivemos tempos de mudança, a sustentabilidade das organizações e da sociedade está nas agendas de todos os participantes, sejam empresas, instituições públicas coo também a sociedade civil (empreendedores, fazedores ou criadores de impacto).

Portugal, tal como os restantes membros da Comissão Europeia iniciaram um processo em meados de 2011 com o objectivo de “estimular o crescimento e reforçar a confiança mútua” em que se pretende aumentar a transparência da informação em matéria social e ambiental que é prestada pelas empresas de todos os sectores para um nível equiparável em todos os Estados-Membros.

Em 1 de Janeiro de 2017 a DIRETIVA 2014/95/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 22 de outubro de 2014 será aplicável a todos os Estados Membros. Resumidamente, o Parlamento Europeu reconheceu a importância de as empresas divulgarem informações sobre a sustentabilidade, nomeadamente no que respeita aos factores sociais e ambientais, a fim de identificar os riscos para essa mesma sustentabilidade e de aumentar a confiança dos investidores e dos consumidores. Este movimento traduz-se agora numa alteração à Diretiva da Contabilidade, quanto à divulgação de informação não-financeira e informação sobre a diversidade por parte de grandes empresas públicas e privadas (com um número médio de empregados superior a 500).

Um recente estudo promovido pela consultora KPMG os investidores estão a ter cada vez mais preocupação nos impactos sociais e ambientais dos seus projectos de investimento. Esta consultora aponta mesmo que esta preocupação é mesmo uma tendência que se irá verificar no curto e médio prazo. Não se trata de sacrificar lucros em prol de outros, trata-se sim de aumentar e alargar os benefícios e as externalidades que se geram com cada projecto. Trata-se sim de criar e medir impacto na sociedade e no ambiente.

É aqui que o Impact Hub poderá ajudar. Está na génese do Impact Hub e faz parte da matriz de valores que sustenta a actividade dos programas e iniciativas que são desenvolvidas nos mais de 85 Hubs espalhados pelo mundo o apoio a projectos de impacto social e ambiental. Pretendemos ser o elo de ligação entre a sustentabilidade corporativa e responsabilidade social com a inovação dos empreendedores de impacto em Portugal e no mundo.

DRCA - VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU - 3 a 5 de abril
Bruxelas
Abr, 03, 2024 08:00
Jantar-Debate - 50 anos de Abril, 25 anos da Ordem(...)