Eleição para os órgãos nacionais e regionais da Ordem dos Economistas - Quadriénio 2018/2021
Nov, 08, 2017

 

Logo OE Cinza

 

 

 MENSAGEM DO BASTONÁRIO

 

Caros Colegas,

Realizam-se, no próximo dia 30 de Novembro, eleições para a Ordem dos Economistas.

Será da maior importância ter a participação do maior número de membros desta associação profissional na votação que decorrerá todo o dia 30, podendo-se este ano, para além dos métodos tradicionais (presencial nos locais de votação em Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada) também utilizar o voto electrónico.

Com essa finalidade, foram já enviadas instruções a todos os membros para que a utilização do voto electrónico seja o mais simples possível,bem como a password que cada membro deve utilizar ao cumprir o seu dever de votar.

A Ordem,tal como sucede com as restantes associações públicas,vive do empenho dos seus membros,disponibilizando-se  pro bono para ocuparem os vários órgãos sociais nacionais e regionais e do apoio que estes tenham dos restantes membros e que,nesta ocasião ,se exprimirá através da participação e do voto de todos.

A lista concorrente já foi divulgada, nos prazos legais, assim como o  programa de actividades para o próximo quadriénio.

Participe,vote e contribua para que a Ordem seja mais forte e representativa dos interesses dos seus membros,dignificando a profissão e garantindo a defesa dos valores éticos por parte daqueles que,quer no sector privado,quer no sector público trabalham e contribuem para o desenvolvimento económico do País.

Conto convosco.

 

Rui Leão Martinho

Bastonário

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

CONVOCATÓRIA DAS ELEIÇÃO DOS ÓRGÃOS NACIONAIS E  REGIONAIS PARA O QUADRIÉNIO 2018-2021

 

Nos termos dos Estatutos, convocam-se para o dia 30 de Novembro de 2017 as eleições para os Órgãos Nacionais e para os Órgãos das  Delegações Regionais do Norte, do Centro e Alentejo, do Algarve, da Madeira e dos Açores respeitantes ao quadriénio 2018-2021.

A votação presencial será feita nas mesas de voto, que funcionarão entre as 9 e as 19 horas daquele dia 30 de Novembro de 2017, e que serão instaladas na sede da Ordem, na Rua da Estrela, nº 8, em Lisboa, (para os eleitores da Delegação Regional do Centro e Alentejo),  na Rua Dr. Ricardo Jorge, 55, 3º Dtº (para os eleitores da Delegação Regional do Norte), no Visual Forum, Business Center, Estrada Nacional 125, Faro (para os eleitores da Delegação Regional do Algarve), na Rua da Carreira, 63, 3º Fração O, Funchal (para os eleitores da Delegação Regional da Madeira) e no Royal Garden Hotel, Rua de Lisboa, Lj4, Ponta Delgada (para os eleitores da Delegação Regional dos Açores).

Entre as 9 e as 19 horas desse dia 30 de Novembro de 2017 decorrerá a votação electrónica. Só serão aceites os votos por correspondência que tenham sido recebidos na Mesa Eleitoral até às 19h desse dia 30 de Novembro de 2017.

Só podem eleger e ser eleitos para os Órgãos Nacionais e Regionais da Ordem os membros efectivos que, a  13 de Setembro de 2017, estejam no pleno gozo dos seus direitos associativos.

 

  Francisco Murteira Nabo

 

 Presidente da Mesa da Assembleia Representativa e da Mesa Eleitoral

 

     

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

CARTA DO PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA REPRESENTATIVA E DA MESA ELEITORAL

Cumprindo o estatuído no n.º 3 do art.º 58 dos Estatutos, remeto abaixo o calendário eleitoral e acima o anúncio convocatório da eleição para os órgãos nacionais e regionais da Ordem, quadriénio 2018-21, que terá lugar no próximo dia 30 de Novembro de 2017.

 

À semelhança do que vem ocorrendo com outras Ordens, também nesta eleição será permitida a votação por meios electrónicos. Oportunamente, daremos as instruções relativas a este processo de votação, bem como a credencial (senha) que deverá utilizar para o efeito.

Mantém-se a possibilidade de voto por correspondência dos membros que, até 13 de Novembro de 2017, indicarem aos Serviços (eleicoes2017@ordemeconomistas.pt), ser sua intenção assim exercerem o seu direito de voto. Os votos por correspondência deverão ser expedidos pelo correio de modo a poderem chegar à Mesa Eleitoral até ao dia das eleições.

Para assegurar o voto presencial, serão instaladas mesas de voto, que funcionarão das 9h às 19h, na sede da Ordem e das Delegações Regionais do Norte, Algarve, Madeira e Açores.

Os cadernos eleitorais provisórios são, nesta data, afixados na sede da Ordem e das Delegações Regionais.

Pode verificar se consta dos cadernos eleitorais, acedendo a http://www.ordemeconomistas.pt/xportalv3/membro/formulario-eleicoes.xvw
e caso não conste por favor contacte os Serviços da Ordem. Verifique, também, em http://www.ordemeconomistas.pt/xportalv3/membro/formulario-eleicoes.xvw
se está correcta a morada para onde será remetida a credencial (senha) que lhe permitirá votar on-line. Eventuais reclamações sobre esses cadernos eleitorais devem ser submetidas por e-mail (eleicoes2017@ordemeconomistas.pt) até ao próximo dia 13 de Outubro.

 

De acordo com o n.º 1 do art.º 59 dos Estatutos, a eleição é feita por listas completas seja para os órgãos nacionais (Assembleia Representativa, Bastonário, Direcção, Conselho Geral, Conselho Fiscal, Conselho de Supervisão e Conselhos de Especialidade de Economia Política, Economia e Gestão Empresariais, Auditoria, Análise Financeira e Gestão de Insolvências e Recuperação de Empresas) seja para os órgãos regionais (Assembleia Regional e Direcção Regional) de cada uma das Delegações Regionais, a do Norte, a do Centro e Alentejo, a do Algarve, a da Madeira e a dos Açores. Como determina o n.º 1 do art.º 60 dos Estatutos, as listas candidatas, seja para os órgãos nacionais seja para os órgãos regionais de cada uma das Delegações Regionais, devem-me ser entregues ou em mão, na sede da Ordem até às 18h de 29 de Setembro de 2017, ou remetidas por correio electrónico até à data limite de 1 de Outubro de 2017, fixada calendário eleitoral junto.

Nos termos estatutários e regulamentares, podem votar e ser eleitos os membros efectivos da Ordem no pleno gozo dos seus direitos associativos.

 

 

 

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

CALENDÁRIO ELEITORAL QUADRIÉNIO 2018/2021

 

 

Data

Acto

Até 1/9/2017

Publicação do anúncio convocatória de eleições.

Divulgação, aos membros da Ordem, do calendário eleitoral e do anúncio convocatório das eleições.

Afixação dos cadernos eleitorais provisórios na sede e nas Delegações Regionais

Até 13/9/2017

Reclamações sobre os cadernos eleitorais provisórios e regularização de pagamento de quotas.

Até 15/9/2017

Afixação dos cadernos eleitorais definitivos.

Até 1/10/2017

Apresentação de listas candidatas às eleições nacionais e regionais.

Até 2/10/2017

Verificação da existência de irregularidades nas listas candidatas.

Até 6/10/2017

Sanação de irregularidades detectadas em listas candidatas.

Até 9/10/2017

Decisão sobre a aceitação de listas candidatas.

Até 11/10/2017

Recurso para o Conselho Geral da rejeição, pela Mesa Eleitoral, duma lista candidata.

Até 19/10/2017

Decisão do Conselho Geral sobre os recursos interpostos.

Sorteio das listas candidatas aceites.

Até 24/10/2017

Divulgação, aos eleitores, das listas candidatas aceites.

Até 13/11/2017

Indicação, pelos eleitores, de pretenderem votar por correspondência.

Envio aos eleitores da senha necessária ao voto electrónico.

Até 15/11/2017

Envio de boletins de voto aos eleitores, que manifestaram a intenção em votar por correspondência.

30/11/2017

Eleições

Votação presencial na sede e nas Delegações Regionais (entre as 9 e as 19h)

Votação electrónica (entre as 9 e as 19h)

Votação por correspondência (votos recebidos até às 19h)

Apuramento dos resultados

11/12/2017

Eventual 2ª volta na eleição para Bastonário (havendo 2ª volta, há que redefinir os prazos infra para apresentação de reclamações e recursos)

Até 5/12/2017

Apresentação de reclamações sobre o acto eleitoral (na eventualidade de não haver 2ª volta para a eleição de Bastonário).

Até 7/12/2017

Decisão das eventuais reclamações pela Mesa Eleitoral

Até 12/12/2017

Possibilidade de recurso para o Conselho Geral de decisões da Mesa Eleitoral.

Até 20/12/2017

Decisão do Conselho Geral sobre recurso interpostos.

2/1/2018

Posse dos membros eleitos

 


 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


LISTAS E LINHAS PROGRAMÁTICAS

 

 

 

ELEIÇÕES 2017 - NACIONAL - PROGRAMA

ELEIÇÕES 2017 - NACIONAL - LISTA

ELEIÇÕES 2017 - CENTRO E ALENTEJO - PROGRAMA

 

ELEIÇÕES 2017 - CENTRO E ALENTEJO - LISTA

ELEIÇÕES 2017 - DR NORTE - PROGRAMA

ELEIÇÕES 2017 - DR NORTE - LISTA

ELEIÇÕES 2017 - DR AÇORES - PROGRAMA


ELEIÇÕES 2017 - DR AÇORES - LISTA

ELEIÇÕES 2017 - DR ALGARVE - PROGRAMA

ELEIÇÕES 2017 - DR ALGARVE - LISTA



 

 


 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

INSTRUÇÕES

 

 

À semelhança de outras Ordens, também na nossa será utilizado o voto electrónico nas próximas eleições nacionais e regionais uma vez que foi assegurado que o recurso ao voto electrónico salvaguarda a identificação do votante e o secretismo do seu voto, como impõe o n.º 5 do art.º 19 do regulamento eleitoral.

As eleições nacionais e regionais decorrerão simultaneamente, como estabelece o n.º 1 do art.º 58 do actual Estatuto.

No próximo dia 30 de Novembro de 2017, entre as 9h e as 19h, os eleitores poderão votar presencialmente, nas mesas instaladas na sede nacional e nas delegações regionais, e em qualquer local em que se encontrem, desde que aí possam aceder à internet, através de computador, tablet ou telemóvel.

Também é admitido o voto por correspondência, aos eleitores que, até 13 de Novembro de 2017, indicarem querer assim exercer o seu direito de voto, mas desde que os boletins de voto dêem entrada na sede da Ordem até às 19h do dia 30 de Novembro de 2017.

 

Como vai decorrer o voto presencial no dia das eleições?

 

Em cada uma das mesas de voto estará disponível, para utilização dos votantes, equipamento informático que permitirá o exercício do voto. A sequência das operações é a seguinte:

  1. O eleitor identifica-se perante a mesa (exibindo a cédula profissional ou outro documento oficial com fotografia);
  2. A mesa verifica, acedendo ao sistema, se o eleitor não exerceu anteriormente o seu direito de voto através de voto electrónico;
  3.  Confirmado que o eleitor ainda não exerceu o seu direito de voto, a mesa liberta o eleitor para voto presencial eletrónico, bloqueando desta forma o voto noutro formato;
  4. O votante introduz o seu número de eleitor no equipamento informático, existente na cabine de voto junto à mesa;
  5. O eleitor terá então o acesso ao primeiro de todos os boletins de voto, para os órgãos nacionais e regionais, em que poderá votar;
  6. Nesse boletim de voto, e em todos os restantes, está identificado o órgão, nacional ou regional, a que esse boletim se reporta, bem como a lista admitida a sufrágio;
  7. No equipamento electrónico, o eleitor formula o seu voto, podendo votar numa determinada lista ou votar em branco;
  8. Em cada boletim de voto estará disponível um comando para “seguinte”;
  9. Accionado este comando “seguinte”, o eleitor terá acesso ao próximo boletim de voto e assim sucessivamente;
  10. Depois de ter ordenado “seguinte” no último boletim de voto, o eleitor visualizará, nesse mesmo ecrã, os votos anteriormente gravados em cada um dos boletins de voto (voto expresso na lista ou voto em branco);
  11. É-lhe dada então a possibilidade, para cada boletim de voto, de escolher entre “confirmar” ou “alterar voto”;
  12. Pretendendo “alterar voto” o eleitor volta a ter acesso a esse boletim de voto, podendo então alterar o seu anterior voto;
  13. Estando confirmados todos os votos, o eleitor pode então accionar o comando “inserir votos em urna”. A partir daí, já não lhe será possível alterar o sentido do seu voto;
  14. Accionado o comando “inserir votos em urna”, será descarregado automaticamente nos cadernos eleitorais.

 

Como vai decorrer o voto electrónico no dia das eleições?

 

No dia 13 de Novembro de 2017, os Serviços da Ordem remeterão a cada eleitor, por correio, a senha que lhe permitirá a utilização de voto electrónico.

No caso em que um eleitor não receba, nos três dias subsequentes, o envelope contendo essa senha, poderão solicitar aos Serviços da Ordem o envio duma 2ª via dessa mesma senha.

Das 9h às 19h do dia 30 de Novembro de 2017, os eleitores, em qualquer local onde se encontrem e desde que tenham possibilidade de aceder à internet, deverão aceder ao site https://votacoes.ordemeconomistas.pt.

Acedido a esse site https://votacoes.ordemeconomistas.pt segue-se então a seguinte sequência de operações:

  1. O eleitor faz login pela Introdução da sua senha e do seu NIF (para dupla segurança);
  2. O sistema verifica se anteriormente exerceu ou não voto. Se sim, dá a indicação de “O voto já foi exercido”;
  3. Confirmado que não exerceu o voto anteriormente, seguem-se os passos 5 a 14, atrás referidos a propósito do voto presencial.

 

Como vai decorrer o voto por correspondência?

 

Nos mesmos moldes de eleições anteriores, obedecendo à seguinte sequência de operações:

  1. Até 13 de Novembro de 2017, o eleitor deve dar conta, por mensagem de correio electrónico para o endereço eleicoes2017@ordemeconomistas.pt ou por carta para a sede (Rua da Estrela, 8, 1200-669 Lisboa) ao cuidado da Mesa Eleitoral, que pretende votar por correspondência;
  2. Até 15 de Novembro de 2017, os Serviços da Ordem remetem a cada eleitor que tenha manifestado interesse em votar por correspondência, os boletins de voto. Estes, depois de preenchidos, devem ser dobrados em quatro e inseridos em envelope fechado de onde conste o nome e o número de cédula profissional do votante, bem como a sua assinatura;
  3. Estes boletins de voto devem, por sua vez, ser introduzidos num outro envelope dirigido ao Presidente da Mesa Eleitoral;
  4. Só são contabilizados os votos por correspondência que forem recebidos na Mesa Eleitoral até às 19h do dia 30 de Novembro de 2017. Convém, por isso, que os votos por correspondência sejam colocados no correio com a necessária antecedência;
  5. O envelope contendo os votos por correspondência só será aberto e aqueles votos depositados em urna depois da Mesa Eleitoral confirmar, pelo sistema, que o eleitor não votou anteriormente ou por votação presencial ou por votação electrónico.
eventos
28
NOV
2017
Eventos de Terceiros
1º Congresso de Gestores Portugueses
Culturgest
08H30
30
NOV
2017
13
DEZ
2017
Conferências e Debates
Ciclo A Economia e o Futuro - Investimento Transformacio(...)
Faculdade de Economia ...
18H00
publicidade
cadernoseconomia
Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua da Estrela, n.° 8
1200-669 LISBOA
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias