Barómetro
Publicado em Jul, 06, 2020

2021

Barómetro Fiscal - 1º Trimestre 2021

Os resultados do primeiro barómetro de 2021 já se encontram disponíveis:

Clique aqui para ter acesso ao documento

Notícia do Público




 2020

Barómetro Fiscal - 4º Trimestre 2020

Barómetro trimestral destaca que 48% dos inquiridos acreditam que a economia nacional irá melhorar este ano e 5% estão mesmo confiantes numa “melhoria muito expressiva”.

Clique aqui para ter acesso ao documento

Notícia do Público



Barómetro Fiscal - 3º Trimestre 2020

Neste terceiro barómetro de 2020 é feita uma antevisão do próximo Orçamento de Estado e um balanço do impacto causado pela pandemia COVID-19. Os resultados poderão ser consultados através dos links disponíveis em baixo:

Clique aqui para ter acesso ao documento

Notícia do Público



Barómetro Fiscal - 2º Trimestre 2020

Neste segundo barómetro de 2020 é feita uma avaliação da situação da fiscalidade em Portugal, fazendo uma análise da atratividade relativa ao investimento e às empresas, tendo em consideração as principais consequências geradas pela covid-19 em matéria fiscal. Os resultados poderão ser consultados através dos links disponíveis em baixo:

 

 

 

Barómetro Fiscal - 1º Trimestre 2020

A Ordem dos Economistas (OE) divulga os resultados do seu primeiro barómetro trimestral de 2020. Nesta particularmente difícil conjuntura atual, como não poderia deixar de ser, o tema afeto ao barómetro centra-se no impacto económico da atual pandemia de covid-19

Os resultados poderão ser consultados no link do relatório abaixo ou no artigo publicado no Jornal Público.

Clique aqui para ter acesso ao documento

Notícia do Público 



____________________________________________________________________

   2019

 

Barómetro Fiscal - 4º Trimestre 2019

 

A Ordem dos Economistas divulga os resultados do seu barómetro trimestral de Fiscalidade, o último referente a 2019 e que visa analisar a perspetiva dos membros sobre o futuro da economia portuguesa neste ano de 2020, bem como expressar a opinião dos economistas sobre algumas medidas da proposta de Orçamento do Estado.

Os resultados poderão ser consultados no link do relatório abaixo ou no artigo publicado no Jornal Público.

 

Clique aqui para ter acesso ao documento

  

Notícias

Público 

 

Barómetro Fiscal - 3º Trimestre 2019

 

A Ordem dos Economistas apresenta os resultados do seu 3º Barómetro trimestral de 2019 que incidirá sobre o horizonte da próxima legislatura fazendo um balanço das principais prioridades para a economia portuguesa, bem como uma análise da respetiva conjuntura macroeconómica. 

 

Os resultados poderão ser consultados no link do relatório abaixo ou no artigo publicado no Jornal Público.

 

 

Clique aqui para ter acesso ao documento

  

Notícias

Público 

 

 

 

Barómetro Fiscal - 2º Trimestre 2019

 

O segundo barómetro de 2019 da Ordem dos Economistas pretende fazer a avaliação anual da situação fiscal em Portugal, visando também analisar a atratividade relativa ao investimento e às empresas. Estes resultados têm como base a opinião de 453 membros. Os resultados comparam com o barómetro do 2º trimestre de 2018, em que foram colocadas aos membros da Ordem as mesmas questões.

 

Clique aqui para ter acesso ao documento

  

Notícias

Público 




Barómetro Fiscal - 1º Trimestre 2019

A Ordem dos Economistas apresenta novamente o seu barómetro trimestral, fonte exclusiva de informação sobre a perceção dos nossos membros (economistas e gestores) sobre os mais variados assuntos da Economia portuguesa.

 

Este 1º barómetro de 2019 contou com cerca de 600 contributos, dando resposta às principais questões relativas aos temas da Europa (“Brexit” e Eleições Europeias), da banca portuguesa e das relações com Angola. 

 

Clique aqui para ter acesso ao documento

Notícias

Público


____________________________________________________________________

   2018

 

Barómetro Fiscal - 4º Trimestre 2018

A Ordem dos Economistas divulga o seu Barómetro trimestral de Fiscalidade, referente ao 4º trimestre de 2018, que visa não só monitorizar a situação atual do sistema fiscal como também abordar a perspetiva dos seus membros sobre o futuro da Economia portuguesa neste ano de 2019.

Clique aqui para ter acesso ao documento

Notícias

Público



Barómetro Fiscal - 3º Trimestre 2018

Os Economistas consideram que a Economia em 2019 se deverá manter estável e que o bom desempenho das contas públicas se deve sobretudo a uma maior receita fiscal, também impulsionada pelo crescimento do turismo e da procura interna. Questões mais imediatistas deverão dar lugar à implementação de reformas estruturais, com especial enfoque para a reforma da administração pública e para a urgência e celeridade da diminuição da dívida. Por fim, medidas que visem a atração de investimento deverão ser mantidas, se bem que com especial atenção pelo hiato da sua igualdade para com os residentes.

Clique aqui para ter acesso ao documento

 

Notícias

Público

 

 

Barómetro Fiscal - 2º Trimestre 2018

Apresentamos agora os resultados do 2º trimestre de 2018, cujas respostas foram obtidas durante o mês de Junho e que totalizaram 487 participantes. 


O nosso objetivo é compreender como os membros da Ordem percecionam diferentes valências e aspetos do sistema fiscal. Os membros da Ordem, sendo parte integrante e ativa do nosso tecido económico e empresarial (em empresas, institutos, universidades, associações, etc.), têm uma visão profunda e conhecedora da realidade económica do país. 


Neste segundo trimestre mantivemos as duas áreas centrais relativas ao sistema fiscal: a questão da carga fiscal e a atratividade do sistema fiscal para as empresas e o investimento. Tendo uma base trimestral, permitirá acompanhar, para cada uma das questões, a evolução da opinião dos membros ao longo do tempo. 


Contudo, introduzimos uma temática específica, que se prende com o OE/2019, a ser apresentado pelo governo a 15 de outubro. 


Nessa parte temática, perguntámos aos membros da Ordem o que entendem que o governo deve fazer para 2019, se existir alguma “margem orçamental”. Tendo em conta a difícil situação das contas públicas nacionais nas ultimas duas décadas e o valor elevado da dívida pública, a maioria rejeita aumentos de despesa. De fato, só 13,9% preferiam um aumento de despesa na área da saúde, sendo que 3,5% preferia aumento de despesa em educação. A maioria divide-se: 41,8% prefere uma consolidação orçamental mais exigente. Isto é, menos défice e logo uma redução mais rápida da dívida pública. Já 40,8% prefere canalizar alguma “margem orçamental” para uma redução da carga fiscal (E aqui quase 50% prefere uma redução do IRS, sendo que 20% optaria por reduzir o IRC e 20% por reduzir o IVA). 
A conjuntura favorável que as economias mundial e europeia atravessam tem-se refletido no comportamento da economia portuguesa. Assim, não espanta que a maioria dos membros tenha referido que a economia nacional melhorou no último ano. Apenas 20% entende que piorou. No entanto apenas 34% considera que a economia Portuguesa está mais competitiva que no ano passado. Aqui a maioria entende que está igual ou pior. A situação agrava-se quando se pergunta aos membros da Ordem a sua perspetiva para 2019. Apenas 22% afirma que vai melhorar. Já 39% acham que ficará igual, mas 38% entende que vai piorar ou piorar muito. Os sinais de desaceleração da economia europeia e portuguesa, aliados a um menor fulgor do turismo, começam a dar os primeiros sinais. 


No restante, em que repetimos as perguntas do 1º trimestre, tivemos, naturalmente, resultados muito próximos. No que diz respeito à carga fiscal, a maioria das respostas aponta para uma carga fiscal elevada ou muito elevada. 

Clique aqui para ter acesso ao documento

 

Notícias

Público 

 



Barómetro Fiscal - 1º Trimestre 2018

O Barómetro Fiscal, iniciativa realizada pela Ordem dos Economistas através de um inquérito junto dos seus membros foi publicado, no jornal Público (edição impressa e online) apontam para uma perceção da carga fiscal em Portugal não só elevada, como também mais alta do que nos restantes países da União Europeia. Ao mesmo tempo, é percecionado pouco retorno dos serviços do Estado, tendo em conta os impostos que pagos.

 

O inquérito da Ordem dos Economistas avaliou ainda a atratividade do sistema fiscal, concluindo que a maioria dos economistas caracteriza o sistema fiscal como neutro ou negativo para as empresas e o investimento. Ao mesmo tempo, a fiscalidade é vista como instável ou muito instável.

 

Assim, como prioridade para melhorar o sistema fiscal português, este barómetro aponta para a necessidade de estabilidade fiscal e para uma carga fiscal mais baixa e menores custos de contexto, assim como uma simplificação do sistema fiscal.

 

Clique aqui para ter acesso ao documento

 

Notícias

Público 

https://www.publico.pt/2018/04/02/economia/analise/carga-fiscal-percecoes-e-realidade-1808833

Eco

https://eco.pt/2018/04/02/economistas-consideram-carga-fiscal-muito-alta-e-com-baixo-retorno-de-servicos-publicos/


 

Próximos eventos
DRCA - VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU - 3 a 5 de abril
Bruxelas
Abr, 03, 2024 08:00
Visitas
Jantar-Debate - 50 anos de Abril, 25 anos da Ordem(...)
Casa do Alentejo
Abr, 10, 2024 19:30
Jantar-Debate