DRCA - Transportes e mobilidade em Lisboa
Publicado em Fev, 21, 2020

 

ORDEM DOS ECONOMISTAS
DELEGAÇÃO REGIONAL DO CENTRO E ALENTEJO

ECONOMIC TALKS:“Transportes e mobilidade em Lisboa”

 

Participantes: Eng. Miguel Gaspar, Dr. Carlos Fonseca, Prof. Doutor José Manuel Viegas

Moderador: Prof. Doutor António Mendonça, Presidente da DRCA


LOCAL: Sede da Ordem dos Economistas
DIA: 04 de março de 2020
HORA: 18h00 – 20h00

 

Caras e Caros Colegas,

 

Recentemente, no quadro da discussão do Orçamento de Estado para 2020, o Parlamento decidiu bloquear o projeto de expansão da rede do Metro através da linha circular ligando o Rato ao Cais do Sodré.



Independentemente da concordância ou não concordância com esta opção de desenvolvimento da rede do Metropolitano de Lisboa, trata-se de uma decisão insólita: o Parlamento sobrepõe-se a uma decisão de uma empresa que, em princípio, deveria ter todas as competências técnicas para tomar uma decisão desta natureza.

 

O que está em jogo é uma questão de competências, relativamente a uma matéria sobre a qual deveria haver uma preocupação permanente, de rigor, de coerência estratégica e de integração num plano mais vasto de desenvolvimento da cidade que é capital do País: a gestão dos transportes e da mobilidade em Lisboa, sem esquecer as suas articulações com a região envolvente.

 

Para discutir este tema, convidamos um naipe de especialistas que, por certo, darão um contributo valioso à compreensão das diversas questões em causa e não deixarão de promover o debate com uma plateia de economistas que também têm uma palavra a dizer sobre o assunto.

 

O Engº Miguel Gaspar é o vereador da Câmara Municipal de Lisboa, com o pelouro da mobilidade.
O Dr. Carlos Correia da Fonseca, é nosso ilustre colega, ex-Secretário de Estado dos Transportes, e Consultor do Banco Mundial, com larga experiência em projetos de economia e gestão dos transportes, designadamente em Portugal e Cabo Verde, onde residiu vários anos.
O Prof. Doutor José Manuel Viegas é Professor Catedrático de Transportes do Técnico (Aposentado), onde criou e dirigiu o Grupo de Investigação em Infraestruturas, Sistemas e Políticas de Transporte e foi Diretor Nacional da Área de Transportes do programa MIT-Portugal. Entre agosto de 2012 e agosto de 2017 foi Secretário-Geral do ITF (Fórum Internacional de Transportes da OCDE). Em 2015-2016, fez parte do Grupo Consultivo de Alto Nível sobre Mobilidade Sustentável, indicado pelo Secretário Geral da ONU Ban-Ki Moon. Atualmente, é consultor freelancer tendo sido o Coordenador Metodológico do projeto "Mobilidade Sustentável para Todos" (organização líder: Banco Mundial) e Responsável pelo conceito estratégico do projeto "Transformar a Mobilidade Urbana" no WBCSD.


Convidamos os colegas a participar nesta sessão do “Economic Talks” e a convidar outros interessados que não sejam membros da Ordem.


Para proceder à inscrição gratuita, mas obrigatória, clique aqui.

 

A Direção da Delegação Regional do Centro e Alentejo
Ordem dos Economistas

 

 

Próximos eventos
DRCA - VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU - 3 a 5 de abril
Bruxelas
Abr, 03, 2024 08:00
Visitas
Jantar-Debate - 50 anos de Abril, 25 anos da Ordem(...)
Casa do Alentejo
Abr, 10, 2024 19:30
Jantar-Debate