PME Connect
Publicado em Mai, 24, 2018

A Associação Industrial Portuguesa (AIP) apresentou no dia 23 de Abril em sessão pública o PME Connect, projeto que pretende impulsionar a internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) com a ajuda dos Grupos Fortemente Internacionalizados (GFI).

A ideia é criar cinco grupos de trabalho, abrangendo as áreas do retalho, energia, turismo, IT e defesa e construção, onde uma grande empresa faz mentoring a 10 PME.  

Um inquérito realizado às empresas pela AIP concluiu que os principais desafios da internacionalização dizem respeito à identificação de parceiros e à captação de clientes. Para tentar resolver o problema, com o apoio da Ordem dos Economistas e da Casa América Latina, a AIP criou este programa de cooperação que une a Sonae (retalho), a EDP (energia), o Grupo Pestana (turismo), a Mota-Engil (construção) e a Tekever (IT e defesa) a um grupo de 50 PME.  

O programa funciona através de workshops ou ativation labs ,  onde os cinco grupos de trabalho se reúnem em várias sessões para exporem as suas preocupações e estratégias. Vão acontecer ainda cinco dias abertos, entre 12 de julho e 14 de novembro, um para cada área de negócio, com o objetivo de criar redes de networking. Espera-se que se criem relações de confiança que resultem em projetos de internacionalização conjunta.  
 


Próximos eventos