Prémio António Simões Lopes
Publicado em Out, 07, 2014

A economista Sara Proença recebeu o prémio António Simões Lopes, Melhor Tese de Doutoramento com um trabalho na área da energia, defendido no ISEG. A vice-presidente da faculdade, Rosa Borges, representou a vencedora que recebeu um prémio no valor de 7500 euros, nesta iniciativa da Ordem dos Economistas (representada pelo nosso Bastonário, Rui Leão Martinho), do Económico (representada por Bruno Faria Lopes) e da consultora PwC (representada por Jaime Esteves).

Consulte aqui a notícia e a entrevista à vencedora

O Prémio António Simões Lopes é uma iniciativa da Ordem dos Economistas e do Económico, em parceria com a PwC.

Este Prémio visa distinguir a melhor tese de doutoramento na área das Ciências Económicas e Empresariais, aprovadas em provas públicas realizadas nas Universidades Portuguesas.

O júri que escolheu a melhor tese de Doutoramento em Economia e Gestão aprovada em 2013 é composto por um representante do departamento de Economia e Gestão da Universidade da Beira Interior e outro da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro que foram as escolas sorteadas na cerimónia que decorreu, no dia 26 de Maio, na Ordem dos Economistas.

Estes dois representantes das escolas juntaram-se assim aos nomeados pelo Económico, Ordem dos Economistas e PWC completando assim o júri que irá escolher o vencedor da edição deste ano do Prémio António Simões Lopes Económico / Ordem dos Economistas criado em parceria com a PWC.

Distinguir a melhor tese de doutoramento nas áreas das Ciências Económicas e Empresariais” é o principal objectivo deste galardão.

A tese vencedora que receberá 7500 euros foi anunciada no dia 30 de Setembro.

Cada instituição de ensino superior, que tenha mais de um aluno inscrito no programa de doutoramento, deverá escolher duas teses aprovadas em 2013 para serem apreciadas pelos jurados.

O vencedor foi escolhido por um júri constituído por representantes do Diário Económico, Ordem dos Economistas, PWC e de duas instituições de ensino superior com doutoramentos nestas áreas e que serão “designados rotativamente de forma a garantir a presença de todas as instituições”, esclarece-se no regulamento, que pode consultar abaixo:

Regulamento

A escolha das escolas que integrarão o júri deste ano e das próximas edição foi feita no dia 26 de Maio por sorteio.

Assim na edição do próximo ano, a Nova School of Business & Economics e a Universidade de Évora foram as sorteadas para integrar o júri.

Já na edição de 2016 será a vez do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e da Universidade do Minho.

Em 2017 ao representante da ISCTE Business School junta-se um representante da Universidade Fernando Pessoa para escolher a melhor tese de doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais.