Auditoria

Do colégio de especialidade em auditoria fazem atualmente parte mais de 100 membros que podem ser consultados em: Pesquisa de Economistas.

A Lei n.º 101/2015, de 20 de agosto, alterou o Estatuto da Ordem dos Economistas, criando o Conselho de Especialidade Profissional de Auditoria. O Conselho de Especialidade Profissional de Auditoria é composto por 10 membros eleitos pelos membros efetivos de cada colégio de especialidade profissional.

O Conselho de Especialidade Profissional tem as seguintes competências:
• Representar o colégio de especialidade profissional nos órgãos nacionais da Ordem dos Economistas;
• Apoiar a direção da Ordem dos Economistas na elaboração da proposta de orçamento e plano de atividades anuais;
• Elaborar o relatório e contas anual do colégio de especialidade profissional;
• Elaborar propostas de regulamento da especialidade profissional ou de suas alterações;
• Dar parecer sobre as candidaturas à inscrição no colégio de especialidade profissional;
• Dar parecer sobre os requerimentos de estagiários de passagem a membro efetivo do colégio de especialidade profissional;
• Pronunciar-se sobre as propostas de atribuição do título honorífico de membro sénior e de membro conselheiro relativas a membros inscritos no colégio em causa;
• Emitir, em conjunto com o Conselho da Profissão, orientações objetivas e genéricas sobre a adequação das várias formações académicas nas áreas das ciências económicas a cada uma das especialidades profissionais previstas no Estatuto da Ordem dos Economistas;
• Decidir sobre as matérias relativas à especialidade profissional que lhe sejam apresentadas pelo presidente e pelo bastonário da Ordem dos Economistas.

O Conselho de Especialidade Profissional funciona em reuniões ordinárias trimestrais e em reuniões extraordinárias, por iniciativa do seu presidente ou do bastonário, ou sempre que tal seja requerido ao Conselho de Especialidade Profissional por, pelo menos, 20% dos membros deste conselho. As deliberações do Conselho de Especialidade Profissional são tomadas por maioria de votos dos membros presentes, salvo no que respeita à aprovação de propostas sobre a matéria referida na alínea d) do n.º 1 do artigo 48.º, que carecem do voto favorável da maioria dos membros do Conselho de Especialidade Profissional.

CONSELHO DE ESPECIALIDADE DE AUDITORIA

Lista dos membros atuais mandato 2023:
Filipe António Osório de Almeida Pontes 14755 (Presidente)
Mário Paulo Lopes Campino e Silva 14631
Hugo Alexandre dos Santos Couto 6638
José António Geraldes da Silva Antunes 15181
Sonia Maria Chin Ah Lima 11881
Bruno Miguel Pinheiro de Almeida Monteiro 12102
Maria de Fátima Castanheira Cortês Damásio Geada 1669 (Vice-Presidente)
Carlos Eduardo Braz Fonseca 10956
Andreia Alexandra Ferreira Toga Machado 11479
Jorge Miguel Barreira de Macedo 11934