BarRod: a nova gama de produtos para guardas de segurança rodoviária
Jan, 01, 2019
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o consórcio constituído pelas empresas Metalogalva, Metalocar e Infraestruturas de Portugal, em estreita colaboração com a Universidade do Minho, detetou a necessidade de conceber e desenvolver uma gama de barreiras de segurança inovadoras e diferenciadoras, únicas no mercado e com elevados níveis de desempenho. Por: Cátia Silva Pinto; Fonte: Compete 2020

BarRod: a nova gama de produtos para guardas de segurança rodoviária

1. Síntese

Os despistes e as colisões entre veículos e objetos fora da faixa de rodagem constituem um problema de segurança rodoviária relevante para qualquer gestor de infraestruturas rodoviárias. Por forma a proteger os ocupantes dos veículos, em caso de despiste, importa proteger o tráfego dos obstáculos mediante a instalação de sistemas de retenção de veículos, por forma a fornecer um determinado nível de retenção aos veículos descontrolados, impedindo-os de invadirem áreas vulneráveis ou colidirem com obstáculos perigosos.

O consórcio constituído pelas empresas Metalogalva, Metalocar e Infraestruturas de Portugal, em estreita colaboração com a Universidade do Minho, detetou a necessidade de conceber e desenvolver uma nova gama de barreiras de segurança com caraterísticas inovadoras e diferenciadoras, únicas no mercado, e como elevados níveis de desempenho.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto BarRod visa a conceção e desenvolvimento de uma gama de produtos para guardas de segurança rodoviária que possa garantir elevados níveis de desempenho, com menores custos de produção e manutenção/reparação.

2. O projeto BarRod: Barreiras de Segurança Rodoviária

Certos que o caminho passa pela internacionalização e pelo reforço da competitividade, a Metalogalva aposta no desenvolvimento de novos produtos e processos tecnologicamente avançados, sendo este mais um projeto que irá beneficiar das relações com o sistema científico e tecnológico no desenvolvimento de atividades de I&D que permitem a transferência de know-how entre a comunidade académica e científica e o sector industrial privado, e vice-versa.

Assim, o projeto BarRod é promovido pela Metalogalva - Irmãos Silva SA, em parceria com a Metalocar - Metalomecânica SA, a Infraestruturas de Portugal,SA (IP) e a Universidade do Minho.

Neste sentido, o consórcio procurará desenvolver o projeto BarRod - Barreiras de Segurança Rodoviária, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma nova gama de produtos para guardas de segurança rodoviária que, assente em análises de simulação computacional de comportamento mecânico, por um lado, e de cinemática e cinética do sistema em serviço, por outro, e tendo por base estudos aprofundados dos materiais a utilizar e das condições reais de encastramento do sistema ao solo, possa garantir elevados níveis de desempenho, com menores custos de produção e manutenção/reparação.

3. Resultados esperados

As novas soluções técnicas permitirão por um lado, reforçar a competitividade das empresas nacionais fabricantes (através da disponibilização de produtos adaptados às exigências atuais, versáteis e com um custo competitivo) e, por outro lado, melhorar a gestão da conservação e manutenção destes equipamentos a médio longo prazo por parte dos responsáveis da gestão da infraestrutura rodoviária, preservando adequadamente as questões relacionadas com a oferta da segurança rodoviária.

Estas soluções destinam-se ao segmento rodoviário e constituem-se como inovadoras a nível nacional e internacional, uma vez que não se conhece a existência de quaisquer barreiras de segurança rodoviárias capazes de atingir os níveis de desempenho pretendidos no âmbito do BarRod.

A concretização desta metodologia irá permitir contribuir para sustentabilidade do promotor-líder, a Metalogalva, permitindo-lhe materializar sua estratégia de crescimento assente na valorização do seu know-how e das suas competências internas através da diversificação da sua carteira de produtos/serviços no segmento rodoviário, permitindo a entrada em novos mercados e reforçando a atividade internacional e a cooperação com entidades do sistema SCT nacional. Adicionalmente, tanto as soluções que resultam dos modelos de simulação computacional e do procedimento de compatibilização com o solo, como o desenvolvimento das novas barreiras de segurança com materiais mais nobres e níveis de desempenho superiores aos encontrados no mercado, permitirão aos restantes copromotores empresariais (Metalocar e IP) a diversificação do seu portfólio de produtos.

4. Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à I&DT Empresarial, na vertente em co-promoção, o projeto BarRod: Barreiras de Segurança Rodoviária contempla um investimento elegível de 1,6 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 883 mil euros.

5. Sobre a Metalogalva

Fundada em 1971, a Metalogalva – Irmãos Silvas, S. A. é a mais antiga empresa do Vigent Group e líder nacional na sua atividade na área da engenharia e proteção de aço e um dos principais players europeus na produção de colunas de iluminação pública e de outras estruturas ligadas a áreas como a do transporte de energia, renováveis, telecomunicações, rodovias, ferrovias e galvanização a quente. Com vista à excelência e melhoria contínua, tem sido reconhecida pela qualidade da sua produção, pela sua capacidade e inovação tecnológica e pela sua grande expansão internacional, estando atualmente presente em 11 países (Portugal, Espanha, França, Itália, Polónia, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Argélia, Ucrânia e Senegal). As suas unidades industriais estão localizadas na Ucrânia, na Argélia e em Portugal.

6. Links úteis

Site - http://www.metalogalva.pt/