Beja ganha prémio Cidades de Excelência em acessibilidade e turismo
Fev, 06, 2017
O ICVM - Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, no contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, atribuiu o galardão da "Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II", à Cidade de Beja, por se constituir um Município de Excelência nas áreas da Acessibilidade e do Turismo. (...) Fonte: Portugal 2020

 

Beja ganha prémio 'Cidades de Excelência' em Acessibilidade e Turismo

O ICVM - Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, no contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, atribuiu o galardão da "Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II", à Cidade de Beja, por se constituir um Município de Excelência nas áreas da Acessibilidade e do Turismo.

Para este reconhecimento, segundo a autarquia de Beja, contribuíram projetos como o PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Beja, nas Prioridades de Investimento 4.5 - Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de território, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação, no âmbito do Portugal 2020.

O prémio distingue o trabalho que a autarquia de Beja tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da cidade, ao nível urbanístico, de mobilidade e turístico e é entregue hoje, dia 2 de Fevereiro, numa cerimónia que decorre no Salão Nobre, da Câmara Municipal de Beja.

A promoção do uso de transportes públicos, não só na cidade, mas também nas freguesias rurais, e a implementação do 'PETRAS', projeto de bicicletas de uso partilhado gratuito, que podem ser levantadas em locais como o Castelo, Casa da Cultura e Paços do Concelho, também, contribuíram para este reconhecimento.

O município destaca também o plano 'RAMPA', galardoado 'Runner Up Civitas Award 2015' na categoria de participação pública, que incluiu diversas medidas.

De entre estas medidas destacam-se a recuperação do espaço Vista Alegre, a melhoria das condições de acessibilidade na Rua General Teófilo Trindade e na Rua Afonso III, a criação de percursos temáticos acessíveis "Caminhos com História" e a eliminação das barreiras arquitectónicas, melhoria de pavimentos, implementação de mobiliário urbano, sinalização informativa e direcional e iluminação pela cidade.

(Fonte: Construir.pt/Voz Planície/MetroNews/Smart Cities)

ICVM - http://www.institutodemobilidade.org/
Cidade de Beja - http://www.cm-beja.pt/homepage.do2
PEDU - https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Media/Default/Docs/FAQS/FAQ_PEDU%20.pdf
Portugal 2020 - https://www.portugal2020.pt/Portal2020/o-que-e-o-portugal2020

Fonte: Portugal 2020, em 2 de Fevereiro de 2017
https://www.portugal2020.pt/Portal2020/beja-ganha-premio-cidades-de-excelencia-em-acessibilidade-e-turismo

 

Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua Ivone Silva, Edifício Arcis, Nº 6 - 5º andar
1050-124 LISBOA
PORTUGAL
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias