Beja ganha prémio Cidades de Excelência em acessibilidade e turismo
Fev, 06, 2017
O ICVM - Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, no contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, atribuiu o galardão da "Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II", à Cidade de Beja, por se constituir um Município de Excelência nas áreas da Acessibilidade e do Turismo. (...) Fonte: Portugal 2020

 

Beja ganha prémio 'Cidades de Excelência' em Acessibilidade e Turismo

O ICVM - Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, no contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, atribuiu o galardão da "Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II", à Cidade de Beja, por se constituir um Município de Excelência nas áreas da Acessibilidade e do Turismo.

Para este reconhecimento, segundo a autarquia de Beja, contribuíram projetos como o PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Beja, nas Prioridades de Investimento 4.5 - Promoção de estratégias de baixo teor de carbono para todos os tipos de território, nomeadamente as zonas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável e medidas de adaptação relevantes para a atenuação, no âmbito do Portugal 2020.

O prémio distingue o trabalho que a autarquia de Beja tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação da cidade, ao nível urbanístico, de mobilidade e turístico e é entregue hoje, dia 2 de Fevereiro, numa cerimónia que decorre no Salão Nobre, da Câmara Municipal de Beja.

A promoção do uso de transportes públicos, não só na cidade, mas também nas freguesias rurais, e a implementação do 'PETRAS', projeto de bicicletas de uso partilhado gratuito, que podem ser levantadas em locais como o Castelo, Casa da Cultura e Paços do Concelho, também, contribuíram para este reconhecimento.

O município destaca também o plano 'RAMPA', galardoado 'Runner Up Civitas Award 2015' na categoria de participação pública, que incluiu diversas medidas.

De entre estas medidas destacam-se a recuperação do espaço Vista Alegre, a melhoria das condições de acessibilidade na Rua General Teófilo Trindade e na Rua Afonso III, a criação de percursos temáticos acessíveis "Caminhos com História" e a eliminação das barreiras arquitectónicas, melhoria de pavimentos, implementação de mobiliário urbano, sinalização informativa e direcional e iluminação pela cidade.

(Fonte: Construir.pt/Voz Planície/MetroNews/Smart Cities)

ICVM - http://www.institutodemobilidade.org/
Cidade de Beja - http://www.cm-beja.pt/homepage.do2
PEDU - https://www.portugal2020.pt/Portal2020/Media/Default/Docs/FAQS/FAQ_PEDU%20.pdf
Portugal 2020 - https://www.portugal2020.pt/Portal2020/o-que-e-o-portugal2020

Fonte: Portugal 2020, em 2 de Fevereiro de 2017
https://www.portugal2020.pt/Portal2020/beja-ganha-premio-cidades-de-excelencia-em-acessibilidade-e-turismo

 

eventos
28
MAI
2020
30
JUN
2020
Eventos de Terceiros
HAPPY CONFERENCE 2020
09H30
21
OUT
2020
Eventos em Parceria
Planetiers World Gathering
Meo Arena
00H00
publicidade
cadernoseconomia
Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua Ivone Silva, Edifício Arcis, Nº 6 - 5º andar
1050-124 LISBOA
PORTUGAL
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias