Descobrir a Europa de comboio
Mai, 14, 2018
Uma iniciativa do Parlamento Europeu que dá aos jovens passes de comboio gratuitos para viajar pela Europa está prestes a tornar-se realidade.

Entre 20 000 e 30 000 jovens de 18 anos vão receber bilhetes gratuitos para viajar na Europa, no âmbito da iniciativa ‘Descubra a UE’, proposta pela primeira vez durante o Evento Europeu da Juventude organizado pelo Parlamento Europeu (EYE).

Em meados de maio, ficam disponíveis páginas com informações detalhadas sobre a iniciativa no Portal Europeu da Juventude e no Facebook.

COMO FUNCIONA A INICIATIVA?

Entre julho e setembro vão poder viajar 15 000 participantes.

As inscrições em linha podem ser realizadas entre 12 a 26 de junho. Uma segunda fase de candidaturas estará disponível ainda este ano.

Apenas os cidadãos europeus com 18 anos em 1 de julho de 2018 podem apresentar a sua candidatura na primeira fase.

Os participantes podem viajar até 30 dias e quatro países da UE.

As viagens vão ser realizadas sobretudo de comboio, mas também vão ser colocados à disposição outros meios em determinados casos (por exemplo, para pessoas com deficiência, participantes provenientes de áreas remotas).

PARLAMENTO EUROPEU APOIA A INICIATIVA

O Parlamento Europeu tem sido um forte defensor da atribuição de bilhetes de comboio gratuitos para os europeus de 18 anos, tendo votado três resoluções de apoio à iniciativa.

Os deputados acreditam que a iniciativa vai permitir aos jovens vivenciar a diversidade europeia e fomentar a compreensão entre os europeus.

O Parlamento espera ainda que o programa fomente a identidade europeia e fortaleça os valores comuns da UE ao encorajar os jovens a viajar pela UE e interagir com pessoas de outros países.

Para saber mais:

| VIDEO Descubra a UE - doc

| What is the ‘Free Interrail pass for Europeans’ EU initiative? - doc

| Eurodeputados querem bilhetes de InterRail gratuitos para jovens europeus - doc

(Fonte: PE)

Parlamento Europeu - doc

‘Descubra a UE’ - doc

Portal Europeu da Juventude - doc

Fonte: Portugal 2020, em 7 de Maio de 2018

Almoços e Debates da DR Açores
Almoço Debate com Ricardo Lima - Água das Lombadas
Ponta Delgada