Duas instituições científicas portuguesas vão apoiar 68 projetos
Mai, 14, 2020
O INESCTEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência no Porto, avança que vai apoiar, juntamente com o Tec Labs - Centro de Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 68 projetos, num total de 255 propostas de seis países (Portugal, Espanha, França, Grécia, Itália e Irlanda). O programa DIVA, coordenado pelas duas instituições científicas portuguesas, é financiado pela União Europeia, através do Programa Horizonte 2020|INNOSUP, uma iniciativa da Comissão Europeia que, desde 2015, apoia o desenvolvimento de indústrias emergentes. O DIVA visa apoiar o surgimento e o desenvolvimento de novas cadeias de valor da tecnologia digital com aplicações nos setores agroalimentar, florestal e ambiental. Fonte: Portugal 2020

 

Duas instituições científicas portuguesas vão apoiar 68 projetos

Sessenta e oito projetos nas áreas do Ambiente, Floresta e Agroalimentar vão ser apoiados com 1,38 milhões de euros no âmbito do Programa europeu DIVA, pelo INESCTEC (Porto) e o Tec Labs (Lisboa).

O INESCTEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência no Porto, avança que vai apoiar, juntamente com o Tec Labs - Centro de Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 68 projetos, num total de 255 propostas de seis países (Portugal, Espanha, França, Grécia, Itália e Irlanda).

O programa DIVA, coordenado pelas duas instituições científicas portuguesas, é financiado pela União Europeia, através do Programa Horizonte 2020|INNOSUP, uma iniciativa da Comissão Europeia que, desde 2015, apoia o desenvolvimento de indústrias emergentes.

O DIVA visa apoiar o surgimento e o desenvolvimento de novas cadeias de valor da tecnologia digital com aplicações nos setores agroalimentar, florestal e ambiental.

Especificamente, o projeto apoia PME inovadoras por:

Fomentar novas colaborações intersetoriais e transfronteiriças, estabelecer colaboração de partes interessadas em torno de modelos de negócios conjuntos
Apresentando PME com clientes em potencial
Tê-los a participar em manifestantes em larga escala
Apoiá-los na construção de ofertas de massa crítica em escala europeia para reforçar sua posição no mercado da UE
Encontrar investidores com valor agregado capazes de acelerar seu crescimento

Dos 68 projetos selecionados, 44 são de Maturação (vão receber um financiamento de 10 mil euros), 10 projetos são de Demonstração em pequena escala (25 mil euros), nove são de Demonstração em grande escala (60 mil euros) e cinco projetos são de Internacionalização (30 mil euros).

Do total dos projetos selecionados, cinco são liderados por Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas e vão receber um total de 85 mil euros "para colocar as suas ideias em prática", e outros dois são em consórcio com outras empresas portuguesas.

Entre as candidaturas encontra-se, por exemplo, o projeto 'IFFRIT' que recorre à robótica para "reduzir a acumulação de massa combustível florestal, utilizando a tecnologia como ajuda nas tarefas de manutenção da paisagem florestal".

Na primeira edição, o DIVA recebeu 147 candidaturas, das quais 66 foram financiadas com vales no total de 1,32 milhões de euros. Destas 66 candidaturas, 10 representaram 21 pequenas e médias empresas nacionais, que receberam um total de 300 mil euros.

(Fonte: Inesctec/Diva)

DIVA - https://www.projectdiva.eu/
INESCTEC - https://www.inesctec.pt/en#projects
Tec Labs - https://teclabs.pt/
Horizonte 2020|INNOSUP - https://ec.europa.eu/easme/en/innosup

Fonte: Portugal 2020, em 13 de Maio de 2020
https://www.portugal2020.pt/content/duas-instituicoes-cientificas-portuguesas-vao-apoiar-68-projetos

eventos
09
JUN
2020
30
JUN
2020
Eventos de Terceiros
HAPPY CONFERENCE 2020
09H30
21
OUT
2020
Eventos em Parceria
Planetiers World Gathering
Meo Arena
00H00
publicidade
cadernoseconomia
Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua Ivone Silva, Edifício Arcis, Nº 6 - 5º andar
1050-124 LISBOA
PORTUGAL
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias