Essence: Novadelta aposta em revestimento inovador de pastilhas de café
Nov, 24, 2019
Entrevistámos Cláudia Figueira, Innovation Manger na DIVERGE, para sintetizar o projeto Essence, destacando alguns dos desafios e resultados alcançados, nomeadamente "desenvolver pastilhas de café moído com revestimento edível cujo processo de produção está registado em duas patentes nacionais." Por: Cátia Silva Pinto; Fonte: Portugal 2020

 

Essence: Novadelta aposta em revestimento inovador de pastilhas de café

Entrevistámos Cláudia Figueira, Innovation Manger na DIVERGE, para sintetizar o projeto Essence, destacando alguns dos desafios e resultados alcançados, nomeadamente “desenvolver pastilhas de café moído com revestimento edível cujo processo de produção está registado em duas patentes nacionais.”

1. Entrevista

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Essence teve como objetivo o desenvolvimento de várias formulações base para a produção de pastilhas de café solúvel e moído, com propriedades sensoriais similares ao café expresso.

Este projeto envolveu a colaboração entre a Novadelta (fábrica), o Centro de Inovação do Grupo Delta e as seguintes instituições de investigação científica: Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, a Universidade do Porto e a Universidade Católica do Porto.

Entrevistámos Cláudia Figueira, Innovation Manger na DIVERGE – Centro de Inovação do Grupo Nabeiro para sintetizar os desafios superados ao longo do desenvolvimento deste projeto e o contributo do apoio dos fundos comunitários na aposta da empresa em I&I (Investigação e inovação).

Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?

Os desafios ao longo do desenvolvimento do projeto Essence foram vários dos quais salientamos o desenvolvimento de um processo aplicado com base em tecnologia de compactação farmacêutica para produção de pastilhas de café com boas caraterísticas de dureza, friabilidade e dispersão, que constituíram os modelos para o estudo de biorevestimento, aditivação e uso do produto pelo consumidor.

Foi necessário desenvolver revestimentos edíveis passíveis de serem aplicados às pastilhas de cafés compactadas e que não gerassem resíduos na bebida final de café nem contribuíssem para a alteração das suas propriedades sensoriais. A metodologia de aplicação do revestimento às pastilhas de café compactado foi estudada de raiz com o objetivo de reforçar a vida comercial dos novos produtos de café.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?

O projeto Essence permitiu desenvolver pastilhas de café moído com revestimento edível cujo processo de produção está registado em duas patentes nacionais. Este novo produto diferencia-se dos atuais existentes no mercado, ao nível conveniência/ facilidade de preparação da bebida face aos atuais cafés solúveis.

Para além disso, pretende-se continuar a promover a diversidade de blends disponíveis neste produto, podendo o consumidor ter disponível várias pastilhas unidose de café compactado. É de salientar também a missão de Responsabilidade Ambiental, uma vez que sendo o involucro edível não serão utilizadas embalagens de plástico.

Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?

A Delta é vista pelos consumidores como uma marca com produtos de elevada qualidade, conhecimento e inovação. A boa reputação social consolidada através de muitas iniciativas de responsabilidade social e ambiental, bem como, a diversidade de produtos oferecidos contribuem igualmente para que a empresa tenha uma imagem bastante positiva junto dos consumidores de produtos da concorrência.

O COMPETE 2020 tem sido o parceiro fundamental no desenvolvimento de projetos de investigação e inovação (I&I) permitindo o alinhamento de objetivos estratégicos da empresa com os objetivos estratégicos do país e dando suporte ao investimento em desenvolvimento de produtos inovadores a médio prazo, com o foco na internacionalização da empresa.

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto Essence foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 622 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 401 mil euros.

3. Links

Website Novadelta - https://www.deltacafes.pt/

Por: Cátia Silva Pinto
Fonte: Portugal 2020, em 27 de Novembro de 2019
https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/Proj10887-Essence-NOVADELTA-Entrevista-NL228-29112019

Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua Ivone Silva, Edifício Arcis, Nº 6 - 5º andar
1050-124 LISBOA
PORTUGAL
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias