ExpertA+: pela promoção da eficiência energética e hídrica
Out, 03, 2018
Promovido pelo ITeCons com o apoio do COMPETE 2020, este projeto visa dotar pequenas e médias empresas que intervenham na construção, manutenção e requalificação de infraestruturas complexas, responsáveis por consumos intensivos de energia e água, de conhecimentos técnicos especializados, potenciando coletivamente a eficiência energética e hídrica. Por: Cátia Silva Pinto; Fonte: Compete 2020

ExpertA+: pela promoção da eficiência energética e hídrica

1. Síntese

“O desenvolvimento da Plataforma Expert A+ reveste-se de extrema importância na promoção da competitividade do tecido empresarial nacional e na promoção coletiva da eficiência energética e hídrica de infraestruturas complexas”, explica o Professor António Tadeu, Presidente da Direção do ITeCons.

Em declarações ao COMPETE 2020 explica que “este projeto tem como principal objetivo aumentar a especialização das pequenas e médias empresas que intervêm na construção, gestão, manutenção e requalificação de infraestruturas complexas, responsáveis por um consumo intensivo de energia e água, com destaque para as piscinas cobertas e aquecidas, complexos desportivos, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas, centros hospitalares e centros comerciais”.

O responsável pelo projeto acrescenta que “a Plataforma veiculará a transferência de conhecimento científico e a capacitação do tecido empresarial, assim como a divulgação de soluções técnicas inovadoras resultantes de trabalhos de investigação teórica e aplicada e de ações de vigilância tecnológica, quer em fase de projeto, quer em fase de pós-projeto. A plataforma pretende, ainda, afirmar-se como uma interface de comunicação com fabricantes, projetistas, entidades gestoras e utilizadores deste tipo de infraestruturas. Dada a abrangência desta plataforma, a concretização deste projeto apenas será possível com o financiamento do COMPETE2020.”

Promovido pelo ITeCons, este projeto visa:
- Contribuir para o aumento da especialização das pequenas e médias empresas que intervêm na construção, gestão, manutenção e requalificação de infraestruturas complexas;
- Definir estratégias de racionalização de consumos (energéticos e hídricos), ajustadas às várias regiões climáticas do país;
- Promover coletivamente a eficiência energética e hídrica deste tipo de infraestruturas;
- Estabelecer medidas replicáveis em outras infraestruturas complexas com elevado potencial de redução de consumos;
- Estabelecer medidas que visem melhorar a qualidade do ar interior, o conforto higrotérmico e a segurança destas infraestruturas;
- Potenciar a competitividade do tecido empresarial face aos padrões internacionais.

2. Sobre o promotor

O ITeCons é um instituto de investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia, constituído como uma associação privada sem fins lucrativos, que integra mais de 50 entidades ligadas ao tecido empresarial, municípios e outras instituições do sistema científico e tecnológico nacional, funcionando como interface dinâmica de transferência do conhecimento. Apesar da forte ligação à Universidade de Coimbra e à Região Centro, o ITeCons é uma instituição cuja atividade abrange o território nacional, como demonstra a sua massa associativa, assim como presta serviços para outros mercados mundiais.

O ITeCons tem como missão estabelecer uma colaboração direta e ágil entre a comunidade científica, a sociedade, o tecido empresarial e outros organismos dos sectores da Construção, da Energia, do Ambiente e da Sustentabilidade.

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “ExpertA+ | Promoção da eficiência energética e hídrica em infraestruturas complexas“ é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio às Acções Colectivas, com um investimento elegível de cerca de 412 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 350 mil euros.

4. Links úteis

Página do projeto - http://www.itecons.uc.pt/index.php?module=projects&id=67
Website ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção - https://www.itecons.uc.pt/

Por: Cátia Silva Pinto