Fábrica de Conservas La Gondola lança conservas de peixe inovadoras
Nov, 24, 2019
Leia a entrevista de António Cunha, Administrador na Fábrica de Conservas La Gondola sobre o projeto iCanSea que visou desenvolver produtos alimentares de conservas de peixe com integração de algas marinhas da nossa costa, como alimentos seguros, saudáveis, com um reduzido teor de sal e um elevado teor de iodo. Por: Cátia Silva Pinto; Fonte: Compete 2020

Fábrica de Conservas La Gondola lança conservas de peixe inovadoras

Com a integração de algas marinhas, as conservas passam a acrescentar nutrientes fundamentais ao desenvolvimento humano, nomeadamente o iodo, um micronutriente essencial cujo deficit na dieta alimentar se mantém.

Adicionalmente o projeto visou a utilização das algas como potenciadoras de sabor salgado e umami, possibilitando a redução de sal e de diferenciação sensorial das conservas.

1. Entrevista

Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto iCanSea? A Fábrica de Conservas La Gondola teve sempre uma forte propensão para o desenvolvimento de produtos inovadores, designadamente na área dos produtos biológicos. O principal desafio no desenvolvimento do projeto foi a obtenção de algas marinhas da nossa costa e perceber como reagem em conserva em termos de caraterísticas sensoriais com as espécies de peixe testadas no projeto. O processo de esterilização altera significativamente o sabor dos ingredientes e as espécies de algas marinhas reagiram de formas diferentes e resultaram melhor combinadas com determinada espécie de peixe.

De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar? Encontramos no mercado nacional e internacional um grande potencial de venda, essencialmente pela fonte natural de iodo presente nas algas. A procura de produtos que reúnam um conjunto de benefícios para a saúde está a crescer e ainda é maior se adicionarmos o fator de sustentabilidade de produção (MSC - Marine Stewardship Council).

Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa? O contributo do programa COMPETE 2020 foi essencial no decorrer das várias fases, já que o desenvolvimento deste tipo de produtos exige um investimento substancial em matérias-primas e em colaboradores especializados, assim como em ações de marketing dirigidas especificamente para o público alvo.

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto iCanSea foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, com um investimento elegível de 403 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 273 mil euros.

3. Links

Artigo iCanSea: Conservas com macroalgas para diferenciação nutricional e sensorial - https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/Proj3171_iCanSea
Website Fábrica de Conservas La Gondola - http://www.conservaslagondola.pt/

Por: Cátia Silva Pinto