Interreg Volunteer Youth
Mar, 20, 2017
A política Regional da UE juntou-se à iniciativa com 1 milhão de euros para oferecer aos jovens europeus com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos a possibilidade de servir como repórteres Interreg. Ver também: Nova iniciativa da DG REGIO para jovens no âmbito da Cooperação Territorial Europeia

Apoia um programa Interreg na promoção dos resultados concretos dos projetos Interreg ou como "parceiros de projeto Interreg" para ajudar na implementação bem-sucedida de um projeto concreto. O período mínimo de voluntariado é de 2 meses e o máximo de 6 meses. Aqui pode encontrar todas as informações e atualizações sobre o desenvolvimento da iniciativa - https://www.interregyouth.com/.

A iniciativa "Interreg Volunteer Youth" (IVY) destina-se a envolver jovens voluntários europeus para apoiar, promover e comunicar as realizações concretas dos programas e projetos Interreg, bem como promover, em geral, a cooperação transfronteiriça e valores semelhantes, como a solidariedade. A IVY dará aos voluntários a oportunidade de se familiarizarem com os programas e projetos Interreg, sensibilizá-los para os muitos benefícios da colaboração entre as fronteiras internas da UE bem como reforçar o seu sentido de solidariedade, cidadania e envolvimento cívico europeus.

A seleção dos organismos de acolhimento (autoridades de gestão, secretariados conjuntos, projetos em curso de 2014-2020) foi confiada à Association of European Border Regions (AEBR), a organização europeia que representa as regiões fronteiriças e transfronteiriças.

A iniciativa IVY oferecerá vantagens semelhantes às do Serviço Voluntário Europeu (European Voluntary Service), cobrindo nomeadamente as deslocações, alojamento, alimentação e seguros dos voluntários.

As candidaturas de jovens voluntários podem ser apresentadas através do Portal Europeu da Juventude (European Youth Portal), enquanto os programas e projetos Interreg interessados em acolher um voluntário podem contactar ivy@aebr.eu

Os voluntários começarão a receber propostas muito em breve, já que o Portal dos Jovens está agora operacional e a ARFE está a começar a recolher o interesse dos programas e projetos Interreg. A AEFR assegurará então manualmente a correspondência entre jovens voluntários (repórteres Interreg ou parceiros de projeto) e autoridades de gestão e secretariados conjuntos, bem como projetos Interreg ansiosos por receber o seu apoio.

Acreditamos firmemente que esta é uma grande oportunidade para o mundo Interreg e nós incentivamo-lo fortemente a ajudar a espalhar a notícia sobre esta oportunidade!

Por: Célia Pinto

Fonte: Compete 2020, em 17 de Março de 2017

Ver também:

A DG REGIO - Política Regional da União Europeia (UE) lançou, dia 1 de março, a Iniciativa IVY - Interreg Volunteer Youth, que oferece a possibilidade aos jovens europeus com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de serem voluntários em Programas de Cooperação Territorial Europeia Transfronteiriços, Transnacionais ou Inter-regionais e em projetos relacionados. (...)

A IVY dará aos voluntários a oportunidade de se familiarizarem com os Programas e Projetos Interreg, sensibilizá-los para os muitos benefícios da colaboração entre as fronteiras internas da UE e reforçar o seu sentido de solidariedade, cidadania e envolvimento cívico europeu. (...)

Fonte: Portugal 2020, em 17 de Março de 2017

Ciclo de Debates - A Economia e o Futuro - CAPITAL HUMAN(...)
Faculdade Economia Porto
Conferências e Debates
Fim de Tarde na Ordem com Fernando Alexandre
Sede da Ordem
Conferência Internacional - Regional Helix 2017 - Intern(...)