Knowledge4Foot, Plataforma de conhecimento para a transferência de inovação no setor do calçado
Jul, 18, 2016
Para se manterem competitivas no mercado global, as empresas europeias de calçado têm que apostar na valorização do produto. Para as apoiar nesta tarefa surge o projeto "Knowledge4Foot - Erasmus +, que visa contribuir para o aumento do valor acrescentado das empresas de calçado, melhorando as competências dos colaboradores do setor, estimulado áreas como a Investigação e desenvolvimento, de forma a impulsionar a inovação no sector europeu de calçado. Por: Cátia Silva Pinto Fonte: Compete 2020

O calçado europeu é muito apreciado e reconhecido pela sua qualidade, a nível mundial. No entanto muitas empresas europeias queixam-se da falta de colaboradores com competências que possam impulsionar a inovação nas empresas, e assim manter essa reputação.

O projeto europeu Knowledge4Foot pretende dar resposta a essa lacuna,  promovendo a excelência da educação e formação terciária ao nível do design, desenvolvimento do produto, engenharia e gestão através da articulação entre as 3 vertentes Educação, Investigação e Economia.

Com o conjunto certo de competências, os colaboradores serão capazes de transferir conhecimento e resultados de projetos de investigação de desenvolvimento para as empresas de couro e calçado em toda a Europa.

Para identificar o MIX de competências transversais e profissionais que podem impulsionar a transferência de inovação provenientes de investigação e Desenvolvimento em produtos, processos e serviços, a fim de aumentar o valor acrescentado do produto final.

Os parceiros do projeto Erasmus+ Knowledge4Foot irão desenvolver ferramentas inovadoras para a transferências de conhecimento, dirigidas ao setor do calçado Europeu, proporcionando aos estudantes do ensino superior e profissionais da indústria aptidões na área da investigação aplicada e da inovação.

O projeto é gerido por um consórcio de entidades na área da educação e investigação, bem como empresas e instituições relacionadas com o setor do calçado de seis países europeus, nomeadamente: Roménia, Bélgica, Grécia, Portugal, Espanha e Croácia e é liderado pela TUIASI - UNIVERSITATEA TEHNICA GHEORGHE ASACHI DIN IASI.

No âmbito do projeto serão desenvolvidos materiais de formação, manuais, relatórios e guias que serão disponibilizados em Inglês, bem como nas línguas dos parceiros do projeto, de forma a assegurar uma ampla distribuição em toda a Europa.

Saiba mais em: aqui

(Fonte: Centro Tecnológico do Calçado)

Por: Cátia Silva Pinto

Fonte: Compete 2020, em 13 de Julho de 2016