Portugal coordena projeto de aceleração de 150 startups no setor do Espaço
Jan, 08, 2018
O Instituto Pedro Nunes, incubadora de Coimbra, vai coordenar um projeto europeu de aceleração para 150 startups com ideias de negócio direcionadas para o mercado espacial ou que incorporem tecnologia espacial para aplicações na Terra.

O Programa ASTROPRENEURS arranca na terça-feira com a reunião dos parceiros envolvidos, tendo um orçamento de dois milhões de euros para alavancar novas ideias ligadas ao Espaço, financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Horizonte 2020.

Conta com parceiros da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Reino Unido e República Checa e espera-se que cerca de 500 empreendedores tenham acesso a uma formação intensiva, que inclui 50 horas de mentoria e consultoria conduzida por 100 peritos "para apoiar os empreendedores na aceleração dos seus projetos e na captação de financiamento público e privado, visando uma mais rápida entrada e consolidação no mercado", sublinha o IPN em comunicado.

Os participantes, acrescenta, vão ainda ter acesso a um conjunto de 'workshops' técnicos e a reuniões com os principais agentes na indústria espacial.

De acordo com a nota de imprensa, o ‘Astropreneurs’ é financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Horizonte 2020, procurando "criar novos negócios, gerar emprego e estimular o crescimento económico em cooperação com a indústria, investidores e instituições nacionais e europeias".

A colaborar com o programa está "uma vasta rede de investidores, indústria e agências de apoio que integram a chamada "economia do Espaço", para que as empresas tirem o máximo partido dos mercados-alvo e das oportunidades globais".

Em setembro, abrem as candidaturas para este programa focado no Espaço, setor que é cada vez mais uma fonte de crescimento económico e de inovação.

"A "economia do Espaço" tornou-se um setor com impacto real, trazendo inovações disruptivas e muitas novas oportunidades de negócio, sobretudo quando aplicadas a outros setores terrestres da economia", salienta a incubadora de Coimbra, dando como exemplo o sistema europeu de localização por satélite Galileo, que "está a criar a sua própria área de negócios".

O IPN já esteve envolvido em iniciativas semelhantes no passado, com programas de transferência de tecnologia, e criou em 2014 uma incubadora de empresas portuguesas da ESA - Agência Espacial Europeia, sediada em Coimbra.

(Fonte: IPN/H2020)

IPN - Instituto Pedro Nunes - doc