Propostas para Ações de Informação relacionadas com a Política de Coesão da UE
Jul, 09, 2018
A Comissão Europeia publicou um convite à Apresentação de Propostas para os meios de Comunicação Social, cujo objetivo é produzir conteúdos jornalísticos sobre a Política de Coesão da União Europeia. Ver também: Vote nos Prémios RegioStars 2018

Os conteúdos devem ilustrar e avaliar o papel da política de coesão na concretização das prioridades políticas da Comissão Europeia e na resposta a desafios atuais e futuros que se colocam à UE, aos Estados-Membros, às suas regiões e a nível local.

O prazo para o envio de propostas terminou a 28 de junho, mas o período de avaliação decorrerá agora de julho a setembro e a informação aos candidatos tem o prazo indicativo de outubro de 2018.

| OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CONVITE

Promover e incentivar uma melhor compreensão do papel da política de coesão no apoio a todas as regiões da UE

Aumentar a sensibilização para os projetos financiados pela UE, através da política de coesão em particular, e para o seu impacto na vida das pessoas

Divulgar informações e incentivar a criação de um diálogo aberto sobre a política de coesão, os seus resultados, a sua função de alcançar as prioridades políticas da UE e o seu futuro

Incentivar a participação cívica nos assuntos relacionados com a política de coesão e promover a participação dos cidadãos para definir as prioridades para o futuro desta política

Os candidatos elegíveis (candidatos principais e co-candidatos, bem como, se for caso disso, as entidades afiliadas) devem ser pessoas coletivas estabelecidas e registadas num Estado-Membro da UE, tais como:

Organizações/agências noticiosas

Organizações sem fins lucrativos;

Universidades e instituições de ensino;

Centros de investigação e grupos de reflexão;

Autoridades públicas (nacionais, regionais e locais), com exceção de autoridades de gestão.

As pessoas singulares, bem como as entidades estabelecidas exclusivamente para efeitos de execução de projetos, no âmbito do presente convite à apresentação de candidaturas, não são elegíveis.

Mas esta é apenas uma das quatro principais vertentes da ação da CE para melhorar a Comunicação, sendo os outros três: uma campanha pública geral a ser lançada neste outono; uma campanha voltada para a juventude e ainda uma série de debates locais com cidadãos e partes interessadas, sobre o que a UE proporciona nas regiões através da política de coesão.

Consulte AQUI:

| APOIO A AÇÕES DE INFORMAÇÃO RELACIONADAS COM A POLÍTICA DE COESÃO DA UE - doc

(Fonte: CE)

Fonte: Portugal 2020, em 6 de Julho de 2018

Ver também:

Vote nos Prémios RegioStars 2018

A partir de hoje, as pessoas podem começar a votar nos Prémios RegioStars 2018 para escolher o melhor projeto de política de coesão, entre os 21 Finalistas selecionados neste ano.

O RegioStars 2018 irá premiar os melhores projetos da Política de Coesão em 5 categorias. (...)

(Fonte: CE-InfoRegio)

Fonte: Portugal 2020, em 5 de Julho de 2018