Qimono Value for life
Jul, 24, 2017
O projecto promovido pela VYGON compreende a criação de uma nova unidade industrial, criada de raiz, no concelho de Paredes, para produção de uma gama de dispositivos médicos que incorporam uma inovação tecnológica designada QIMONO.

Qimono Value for life

O projeto promovido pela VYGON compreende a criação de uma nova unidade industrial, criada de raiz, no concelho de Paredes, para produção de uma gama de dispositivos médicos que incorporam uma inovação tecnológica designada QIMONO.

Projeto

A VYGON, utilizando a investigação e desenvolvimento, realizada com a colaboração do Institut Carnot  Curie Cancer (https://curie.fr/), irá produzir dispositivos médicos de elevado valor acrescentado, por via de tecnologia inovadora.

Os produtos produzidos serão uma mais-valia no mercado da saúde. O processo produtivo será desenvolvido em ambiente controlado, nomeadamente em salas brancas.

Com este projeto a VYGON delineou, entre outros parâmetros:

> Investir em infraestruturas;

> Adquirir equipamentos produtivos, que possibilitarão a produção de produtos com elevado grau de inovação e que permitirão processos simples, flexíveis eficientes e competitivos;

> Ajustar as condições de exploração de modo a respeitar a legislação ambiental e da higiene e segurança no trabalho;

> Apostar em novas tecnologias de comunicação e informação, com impacto na melhoria dos métodos, processos e comunicação integrada com os Clientes e com o Grupo, permitindo uma maior satisfação dos clientes mais exigentes e a conquista de mais clientes;

> Adquirir equipamentos que permitirão ganhos significativos ao nível da racionalização energética e com menores impactos ambientais.

O projeto envolve a edificação de uma nova unidade industrial para o fabrico de dispositivos médico-cirúrgicos que abrange: montagem dos componentes e respetiva verificação; embalamento unitário, identificação e rotulagem; embalamento múltiplo, identificação e rotulagem; controlo em processo e de produto acabado.

Pretende-se que a produção da VYGON use processos o mais automatizados possível, por forma a garantir o máximo de qualidade, uniformidade e redução de custos de operacionalidade. Com a redução de desperdício e de produtos não conformes consegue-se garantir que toda a matéria-prima adquirida, é aproveitada na sua quase totalidade para a criação de produtos finais de elevado valor acrescentado.

QIMONO

O novo produto, apelidado de QIMONO, surge para suprir uma falha de mercado. As investigações ao nível internacional demonstraram que as precauções tomadas para a manipulação de agentes citotóxicos são insuficientes.

A contaminação através dos medicamentos citotóxicos para além de perigosa é extremamente difícil de erradicar. No seguimento das recomendações que surgiram pela primeira vez em 2006, para utilização de dispositivos médicos destinados à preparação e administração parenteral de medicamentos de risco para o pessoal e para o ambiente, os laboratórios Vygon propuseram-se desenvolver uma nova conexão universal de alta segurança, que agora pretende ser produzida em Portugal e assim disponibilizar ao mercado global através da distribuição da casa-mãe.

A inovação promovida pela VYGON (Portugal) consubstanciar-se-á da seguinte forma:

- fabrico de uma nova gama de produtos, com a designação QIMONO. A inovação deste produto reside numa nova conexão universal de alta segurança.

Os produtos irão:

> Garantir estanquidade do interior para o exterior dos frascos, bolsas e linhas de administração, de modo a evitar a disseminação dos produtos perigosos, sob a forma líquida ou sob a forma gasosa;

> Garantir estanquidade do exterior para o interior para evitar qualquer contaminação da preparação, isto é, deverá ser um sistema estanque que não permita a entrada de bactérias nos frascos, bolsas ou linhas de administração;

> Permitir reduzir os custos com o derrame dos produtos ministrados, que são na sua globalidade bastante dispendiosos, devendo ser utilizados da forma mais otimizada e completa possível.

A unidade industrial da VYGON será dotada de condições ímpares em termos de ambiente protegido bacteriologicamente, recorrendo a equipamentos de elevada sofisticação tecnológica.

O grau de novidade introduzido é radical, já que será único a nível mundial, uma vez que os produtos Qimono serão produzidos em Portugal em primeira mão e disponibilizados internacionalmente pelos canais de distribuição da Vygon SA.

Estes dispositivos médicos são o resultado de um longo processo de investigação e desenvolvimento tecnológico realizado em parceria com o Institut Carnot- Curie Cancer. A patente do produto QIMONO já foi requerida pelo grupo Vygon.

Resultados esperados

No final do projeto a VYGON terá promovido a inovação do tecido nacional empresarial do sector das Ciência da Vida e Saúde, projetando por esta via a sua presença nos mercados internacionais, apresentando produtos que constituem uma progressão na cadeia de valor, em virtude do seu carater diferenciador.

Apoio

O projeto é promovido pela VYGON (PORTUGAL) - Produtos Médicos e Farmacêuticos Lda. e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um Investimento elegível de 7 milhões euros o que resultou num Incentivo de 2,4 milhões euros.

Entidade Promotora

A VYGON (Portugal) é uma empresa de dispositivos médicos. O grupo realiza a conceção, fabrico e comercialização de produtos médicos e cirúrgicos de uso único. Oferece produtos nas áreas de pediatria e neonatologia, de emergência e unidades de cuidados intensivos, anestesia, suporte para alívio da dor pós operatória, acesso vascular, cirurgia e cuidados domiciliários.

O nome Vygon tornou-se sinónimo de qualidade e fiabilidade no campo de produtos médicos e cirúrgicos de uso único. O público-alvo são instituições de saúde, investigadores de Ciências da Vida, laboratórios clínicos, da indústria.