União Europeia investe 75 milhões na Economia Azul
Fev, 03, 2020
A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento juntaram-se para lançar um fundo inteiramente dedicado à 'Economia Azul'. O Fundo BlueInvest irá distribuir 75 milhões de euros por projetos cujas atividades económicas estejam relacionadas com os oceanos, mares e zonas costeiras. Fonte: Portugal 2020 Ver também: Mar 2020 apoia investimentos em todas as regiões do país Os investimentos que estão a ser executados com o apoio do Programa Operacional Mar 2020 cobrem todas as regiões do país. Conheça todos os projetos apoiados na página Apoios Concedidos - http://www.mar2020.pt/apoios-concedidos. Fonte: Portugal 2020

 

União Europeia investe 75 milhões na Economia Azul

A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento juntaram-se para lançar um fundo inteiramente dedicado à ‘Economia Azul’.

O Fundo BlueInvest irá distribuir 75 milhões de euros por projetos cujas atividades económicas estejam relacionadas com os oceanos, mares e zonas costeiras.

Podem candidatar-se empresas especializadas em bens ou serviços, que contribuam para a economia marítima, quer operem no mar ou em terra.

Energias renováveis, sustentabilidade de produtos do mar, biotecnologia azul e sistemas informáticos marítimos são algumas das categorias que o fundo apoiará.

Segundo a Comissão Europeia, o montante disponível (proveniente de capitais próprios) dirige-se a empresas emergentes, em fase de arranque ou PME.

O Fundo BlueInvest será gerido pelo Fundo Europeu de Investimento e financiará fundos de investimento subjacentes, informa a Comissão Europeia. De acordo com o mesmo organismo, a ‘Economia Azul’ pode desempenhar um papel importante na transição para a neutralidade de carbono até 2050.

O fundo surge na companhia da plataforma BlueInvest, que pretende facilitar o acesso das empresas ao financiamento.

Através do FEAMP - Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, a Comissão financia igualmente um regime de subvenções de 40 milhões de euros adicionais, destinado a ajudar as PME da economia azul a desenvolver e a comercializar novos produtos, tecnologias e serviços inovadores e sustentáveis.

"Se é verdade que os oceanos são os primeiros a ser afetados pelas alterações climáticas, não é menos verdade que também reservam muitas soluções para combater a emergência climática em todos os setores marítimos", sublinha Virginijus Sinkevi¿ius, comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas.

Já Alain Godard, diretor-geral do Fundo Europeu de Investimento, realça o potencial de crescimento económico que os oceanos apresentam e indica, ainda, que investimentos como este mostram a forma como os fundos públicos da União Europeia “podem ser mobilizados para atrair investimento privado e catalisar o desenvolvimento deste setor”.

(Fonte: CE)

Fundo Europeu de Investimento - https://www.eif.org/
Fundo BlueInvest - https://webgate.ec.europa.eu/maritimeforum/en/frontpage/1451
FEAMP - https://ec.europa.eu/fisheries/cfp/emff_pt

Fonte: Portugal 2020, em 6 de Fevereiro de 2020
https://www.portugal2020.pt/content/uniao-europeia-investe-75-milhoes-na-economia-azul


Ver também:

Mar 2020 apoia investimentos em todas as regiões do país
Os investimentos que estão a ser executados com o apoio do Programa Operacional Mar 2020 cobrem todas as regiões do país.
Conheça todos os projetos apoiados na página Apoios Concedidos - http://www.mar2020.pt/apoios-concedidos
Fonte: Portugal 2020, em 6 de Fevereiro de 2020
https://www.portugal2020.pt/content/mar-2020-apoia-investimentos-em-todas-regioes-do-pais

Pesquisa
eventos
DRCA - As eleições americanas e os impactos na economia (...)
Grémio Literário
Set, 28, 2020 00:00
Conferências e Debates
DRCA - Jantar Debate - 30/09/2020 - Plano de Dezenvolvim(...)
Hotel Sheraton de Lisboa
Set, 30, 2020 00:00
Jantar/Debate DRCA
Planetiers World Gathering
Meo Arena
Out, 21, 2020 00:00
Eventos em Parceria
publicidade
cadernoseconomia