VentureEU, o investimento de capital de risco em jovens empresas inovadoras na Europa
Abr, 16, 2018
A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento lançaram o VentureEU um programa que estabelece um fundo de fundos de capitais de risco pan europeu para estimular o investimento em empresas inovadoras em fase de arranque e em expansão em toda a Europa.

O VentureEU proporcionará novas fontes de financiamento, dando aos inovadores europeus a possibilidade de se converterem em empresas líderes a nível mundial. Cerca de 1 500 empresas em fase de arranque e em expansão deverão ter acesso a este financiamento em toda a UE.

A Europa dispõe de investigadores de categoria mundial e de empresários qualificados, mas tem de conseguir converter melhor essa excelência em histórias de sucesso. O  acesso ao capital de risco desempenha um papel fundamental na Inovação.

A Comissão e o FEI apresentam seis fundos que receberão apoio da União Europeia (UE) para cumprir a sua missão de investir no mercado europeu de capital de risco. Apoiados por financiamento da UE no montante de 410 milhões de EUR, os fundos deverão mobilizar 2,1 mil milhões de EUR de investimentos públicos e privados.

Espera-se que estes investimentos, por sua vez, gerem cerca de 6,5 mil milhões de EUR de novos investimentos em empresas inovadoras em fase de arranque e em expansão em toda a Europa, duplicando o montante de capital de risco atualmente disponível na Europa.

O capital de risco é essencial para o bom funcionamento da União dos Mercados de Capitais, mas continua a estar pouco desenvolvido na Europa. Em 2016, os investidores de capital de risco investiram cerca de 6,5 mil milhões de EUR na UE, contra 39,4 mil milhões de EUR nos EUA.

Além disso, os fundos de capital de risco na Europa são demasiado pequenos — 65 milhões de EUR em média, contra 156 milhões de EUR nos EUA. Em consequência, estas empresas deslocam-se para ecossistemas onde tenham melhores hipóteses de crescer rapidamente.

A UE disponibilizará investimentos de base num montante de 410 milhões de EUR, dos quais 200 milhões de EUR provêm do Horizonte 2020 - o programa europeu de financiamento da Investigação e Inovação, 105 milhões do programa COSME - programa europeu para as Pequenas e Médias Empresas, e 105 milhões do FEIE - Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (o chamado Plano Juncker) incluindo 67 milhões de EUR de recursos próprios do FEI.

O restante financiamento será angariado pelos gestores de fundos selecionados, principalmente entre investidores independentes.

Os seis fundos adquirirão participações num conjunto de fundos de investimento de menor dimensão e financiarão projetos em pelo menos quatro países europeus cada.

Estes fundos de menor dimensão irão ajudar a financiar pequenas e médias empresas (PME) e empresas de média capitalização de vários setores, como as Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC), o setor digital, as ciências da vida, as tecnologias médicas e a eficiência energética e de recursos.

O investimento da UE no VentureEU será gerido pelo FEI sob a supervisão da Comissão e executado por intermédio de seis gestores de fundos profissionais e experientes, assegurando uma abordagem plenamente orientada para o mercado.

Tal irá atrair mais investimentos e aumentar significativamente a disponibilidade de capital de risco para as empresas em fase de arranque e em expansão na UE.

Ligações úteis:

Comunicado de imprensa - doc

Perguntas Frequentes - doc

Ficha informativa: VentureEU - doc

Ficha informativa: Empresas em fase de arranque e em expansão — O ecossistema mais vasto a nível da UE - doc

Sítio Web do Plano de Investimento - doc

VentureEU - doc