WHERE.IS: Solução de localização e tracking de equipamentos em ambiente indoor
Out, 30, 2019
No contexto da massificação em curso da Internet das Coisas (IoT), o principal objectivo do projecto WHERE.IS consiste em desenvolver tecnologia de localização de ativos móveis indoor baseada em IoT contribuindo para a optimização de recursos/processos e redução de desperdícios das organizações. O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 553 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 337 mil euros. Por: Miguel Freitas; Fonte: Compete 2020

 

WHERE.IS: Solução de localização e tracking de equipamentos em ambiente indoor

No contexto da massificação em curso da Internet das Coisas (IoT), o principal objectivo do projecto WHERE.IS consiste em desenvolver tecnologia de localização de ativos móveis indoor baseada em IoT contribuindo para a optimização de recursos/processos e redução de desperdícios das organizações.

Enquadramento

Este projeto, promovido pela Wavecom – Soluções Rádio, S.A., surge no seguimento da oportunidade criada pela recente revolução tecnológica e forte crescimento da chamada Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT). A IoT corresponde à interligação de dispositivos físicos, veículos, edifícios, e a tudo aquilo que possa constituir uma “coisa” que integre eletrónica, software, sensores, atuadores e conectividade que permita a troca de informação. No fundo, a IoT permite que objetos ou “coisas” possam ser sensorizadas ou atuadas remotamente através de uma infraestrutura de rede, criando uma oportunidade para uma integração mais direta do mundo real no mundo dos sistemas de computadores resultando assim num aumento de eficiência, precisão e benefícios económicos.

Nos dias de hoje, há uma crescente necessidade de soluções de gestão de informação de ativos fixos e móveis por parte de organizações de variada natureza, em parte como resultado do desenvolvimento económico generalizado e do crescimento das próprias organizações que acabam por ter um número cada vez maior de bens para gerir. Esta necessidade advém do facto de que a operação e manutenção de um grande número de bens fixos e móveis exige um rigoroso planeamento e sistematização através de processos bem definidos. É assim cada vez mais importante a otimização de recursos e a redução de desperdícios e/ou ineficiências de processo, na perspetiva de uma racionalização do consumo energético, e da eficiência dos próprios recursos e processos das organizações. Neste âmbito, para além da identificação dos bens ativos fixos e móveis numa plataforma de gestão de informação centralizada, é também muito importante o conhecimento da localização dos ativos móveis.

A identificação dos ativos é facilmente solucionável através de códigos de barras ou tags RFID (Radio-frequency identification), não constituindo em si um problema. O grande problema centra-se na localização. Embora existam no mercado algumas soluções de localização adequadas para bens móveis, nenhuma das soluções é satisfatória em termos da satisfação de um conjunto de requisitos de custo (de instalação e de operação) e técnicos (tamanho do dispositivo terminal, número máximo de dispositivos suportados e precisão de localização indoor).

O Projeto

O principal objetivo do projeto WHERE.IS consiste no desenvolvimento de uma solução de comunicações e localização indoor baseada em tecnologia IoT, que permita: 1) obter a localização e fazer o seguimento indoor de dispositivos terminais associados a ativos móveis e apresentá-la de forma gráfica numa plataforma de gestão de informação central; 2) obter um conjunto de parâmetros de sensorização a partir do dispositivo terminal, de forma periódica, a pedido ou despoletado por eventos e atuar sobre o dispositivo terminal para lançar alertas. A precisão de localização pretendida na solução WHERE.IS poderá variar com os casos de uso. No entanto, na maioria dos casos de uso e como tal a maioria do mercado, o conhecimento grosseiro da localização (ao compartimento, ou à sala) será suficiente, pelo que o desenvolvimento da solução WHERE.IS será essencialmente focado neste caso de uso.

A concretização da solução apoiar-se-á em 5 componentes fundamentais que se mapeiam em 5 objetivos específicos:

Desenvolvimento de dispositivo terminal de baixo custo, baixo consumo e tamanho reduzido, baseado em tecnologia de comunicações IoT.
Desenvolvimento de gateway com integração de tecnologia de localização, baseado em tecnologia de comunicações IoT.
Desenvolvimento de plataforma de gestão de informação centralizada, incluindo protocolo de comunicações com gateways IoT.
Criação de instalação piloto a realizar no edifício da Wavecom ou INESC TEC, para teste e demonstração da solução proposta.
Avaliação e caracterização do desempenho da solução no âmbito da instalação piloto para diferentes densidades de gateways.
A tecnologia a desenvolver contribuirá para o desenvolvimento de novos paradigmas sobre os modelos dominantes de gestão de bens, equipamentos e processos de organizações de natureza variada, incluindo indústria, equipamentos culturais e unidades de saúde.

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 553 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 337 mil euros.

Links Relacionados
Website - https://www.wavecom.pt/
Linkedin - https://www.linkedin.com/company/wavecom--solu-es-r-dio-sa/

Por: Miguel Freitas
Fonte: Compete 2020, em 29 de Outubro de 2019
https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/NL_WHEREIS_24191

eventos
27
NOV
2019
Conferências e Debates
Por onde vai a economia portuguesa
Sede da Ordem
18H00
30
NOV
2019
03
DEZ
2019
Eventos de Terceiros
Sessão de Apresentação do Manual de Parcerias Público-Pr(...)
Auditório da Ordem dos...
18H30
publicidade
cadernoseconomia
Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua Ivone Silva, Edifício Arcis, Nº 6 - 5º andar
1050-124 LISBOA
PORTUGAL
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias