Mensagem do Bastonário

 

 
 E2015 - Tomada de Posse - f14


Caros Colegas,

Estamos a meio deste ano e já muita coisa aconteceu na vida da Ordem dos Economistas(OE) em tão curto espaço de tempo.

Talvez a notícia mais importante na vida da Ordem é a mudança da sede. Há 40 anos que a APEC e depois a OE tinham os seus serviços na Rua da Estrela, em instalações alugadas. Acontece que o quarteirão em que se encontra a sede, o chamado Estrela Site, foi alienado pela Coroa Britânica, proprietária desta área desde o tempo da rainha D. Maria Pia, a qual doou este espaço ao Reino Unido, a uma empresa privada. O edifício em que hoje ainda estamos vai ser demolido para construir um novo edifício e a renda que hoje pagamos iria ser alterada para um valor actualizado à sombra do NRAU, valor esse não compatível com a situação corrente da Ordem, pelo que decidimos denunciar o contrato de arrendamento e adquirir novas instalações num local central, com facilidade de estacionamento e transportes públicos acessíveis.

No início do terceiro trimestre, teremos todo o prazer em receber os nossos membros na nova sede, seja devido aos muitos eventos que organizamos, seja apenas para uma visita de apresentação das novas instalações.

Entretanto, relembremos algumas das iniciativas da Ordem nos últimos três meses.

Voltámos a realizar as Jornadas da Fiscalidade, iniciativa conjunta da PWC e da OE, em Lisboa, nas instalações da AESE, no Porto, no ISCAP e em Braga, no novíssimo Fórum sempre com uma audiência muito interessada e participativa. Resta levar as Jornadas a Évora, no decorrer do próximo outubro.

O ciclo “Fim de tarde na Ordem com…” teve duas sessões, a primeira em abril para tratar do principal problema que se põe a Portugal: a demografia. Na verdade, a diminuição brutal da taxa de fertilidade tem levantado questões preocupantes que foram discutidas não só nessa sessão, mas também profundamente tratadas em trabalhos vários de especialistas diversos desta temática na   edição do mesmo mês dos Cadernos de Economia. A segunda iniciativa naquele ciclo de fim da tarde  teve a  responsabilidade  dos  economistas na educação como tema, tendo sido orador o Prof. Nuno Crato e com moderação do Dr. Alexandre Homem Cristo.

Uma das actividades mais divulgada é a apresentação de livros de autoria de membros da Ordem e em que esta tem o prazer de organizar sessões de apresentação dessas obras. Assim aconteceu neste trimestre com o lançamento de" Investimento empresarial e o crescimento da economia portuguesa” do Prof. Fernando Alexandre, ”Gestão, Economia e Ensino Superior” do Prof. Miguel Varela e “Da gestão em Autarquias” , coordenado pelo Prof. João Ralha.

Finalmente, no dia 22 de Junho, no Porto levámos a efeito a sexta edição do Seminário Ibérico de Economistas. Trata-se de uma iniciativa da OE e da sua homóloga espanhola, Colégio de Economistas. Durante esta edição, foi discutido o ensino superior pós-Bolonha nos dois países, as relações transfronteiriças e as relações económicas dos dois países no seio da União Europeia. Especialistas dos países ibéricos expuseram as suas visões e forneceram várias sugestões que a organização sempre apresenta, posteriormente, aos governos de ambos os países.

Vamos agora entrar num trimestre de menor actividade devido às férias. Para os membros da Ordem, um bom período de descanso e fiquem atentos a novas iniciativas já a partir de Setembro. Boas Férias!

 

Rui Leão Martinho

Bastonário

[Abr -Jun  2018]       

 

 

eventos
25
SET
2018
Eventos de Terceiros
Lançamento do livro My Europe
Fundação Calouste Gulb...
18H00
12
OUT
2018
Conferências Anuais da Ordem
XII Conferência Anual do Turismo
Funchal
00H00
publicidade
cadernoseconomia
Contactos
geral@ordemeconomistas.pt
Telf.: 213 929 470
Fax: 213 961 428
Rua Ivone Silva, Edifício Arcis, Nº 6 - 5º andar
1050-124 LISBOA
PORTUGAL
Horário dos serviços: Dias úteis (9h-13h / 14h30- 17h30)  Contactos dos Serviços:Telefones
Contacte-nos
para qualquer informação
newsletter
fique a par das últimas notícias