Mensagem do Bastonário

E2015 - Tomada de Posse - f14

Caros Colegas,

Passadas as eleições e a tomada de posse dos órgãos sociais nacionais e regionais, há que retomar as actividades da Ordem.

Na verdade, foi muito gratificante para os eleitos o apoio que receberam dos membros e a quem,pelo trabalho a desenvolver no triénio 2015-2017, esperam vir a corresponder e a não desiludir.

Como desta vez as eleições foram simultâneas, nacional e regionalmente, as tomadas de posse quer no Algarve, quer na Madeira ou nos Açores a que pude assistir foram para mim a prova de que a Ordem tem um papel a desempenhar e que os seus membros têm como objectivo primeiro colaborar activamente sempre no intuito de dignificar a profissão e fortalecer a própria Ordem.

Este ano, teremos a realização do Congresso, o qual tem lugar de dois em dois anos, em Julho, da terceira edição do Seminário Ibérico de Economistas, a realizar em Junho em Espanha, da Conferência Anual do Orçamento, este ano mais tarde do que habitualmente devido à realização de eleições em finais de Setembro e da Conferência Anual do Turismo, a realizar como habitualmente no Funchal.

Mas, claro que também prosseguirão as Jornadas de Fiscalidade, em conjunto com a PWC e a realizar em Lisboa e no Porto, bem como a atribuição do prémio a melhor tese de doutoramento no domínio das ciências económicas e os habituais Fim de Tarde na Ordem, sempre com um orador com interesse para os membros.

Entre as novas actividades, não posso deixar de destacar o lançamento do e-learning, em colaboração com a Unyleya, arrancando o curso de Finanças já em Fevereiro. Convoco todos os membros interessados a procurarem no nosso portal toda a informação sobre os cursos, condições e datas de início.

Prosseguiremos com a publicação de boletins trimestrais da Missão Crescimento, o think-tank da Ordem em colaboração com o FAE, o Projecto Farol e a Ordem dos Engenheiros, estando também previstos dois Summit em Lisboa e Porto para apresentação do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e para recolha de sugestões que permitam ser mais interveniente enquanto sociedade civil.

Nao esquecemos os pontos do Pais em que é mais difícil ter realizações da Ordem e onde temos parte significativa de membros. E, assim, iremos levar a cabo sessões em várias cidades, iniciando já em Fevereiro, com o intuito de discutir com oradores qualificados as questões locais e nacionais de maior importância para o desenvolvimento económico.

Contamos com todos os membros, sem excepções, sempre prosseguindo uma linha de independência e rigor no tratamento das várias matérias.

Lisboa, 21 de Janeiro de 2014

Rui Leão Martinho