Caras e caros colegas,
Retomamos o ciclo de debates “Economic Talks” com uma sessão sobre o tema “A economia mundial com Biden”, que se realizará no próximo dia 24 de fevereiro, entre as 18h00 e as 20h00, através da plataforma Zoom (sendo o respetivo link enviado em tempo oportuno).
Neste debate participarão o Dr. Patrick Siegler-Lathrop, Presidente do American Club of Lisbon, a Drª Graça Franco, jornalista e especialista em economia e o Dr. Germano Almeida, analista de política dos EUA e autor de quatro livros sobre presidências americanas, sendo moderado pelo Prof. Miguel Fonseca, membro da direção da DRCA.
O anterior presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, introduziu uma série de mudanças na política externa americana que deixavam antever uma rotura com o modelo de organização e gestão das relações económicas internacionais herdado do pós-guerra, assente no multilateralismo e no papel decisivo das instituições internacionais.
Joe Biden, imediatamente após a tomada de posse, assinou uma série de iniciativas que visam repor a situação anterior a Trump, em vários domínios, como é o caso da OMS ou do Acordo de Paris.
No entanto, ainda é cedo para ver como tudo se vai desenrolar, pelo que importa discutir em que medida é que estas mudanças na política externa americana são o resultado da vontade dos presidentes ou das administrações que se vão sucedendo, ou constituem a expressão de uma dinâmica mais profunda da sociedade americana que transcende quem conjunturalmente exerce as responsabilidades máximas no país e se afirma como uma orientação estratégica e estrutural, definida e consensualizada ao nível das instituições mais permanentes e dos “think-tanks” dominantes.
A Portugal, enquanto país de vocação atlântica, as opções americanas não são indiferentes e obrigarão, quaisquer que elas sejam, a uma atenção especial e a uma postura em conformidade, seja enquanto país, como Estado-membro da União Europeia ou mesmo na qualidade de membro da CPLP.
Aos economistas portugueses, em particular, estas questões também devem ser objeto de atenção, sendo nesse sentido que convidamos os colegas a participar neste debate, na certeza que encontrarão nos seus oradores um conhecimento e uma experiência de referência.
A todas e a todos enviamos as nossas melhores saudações.
A direção da DRCA
Local: Online
Morada: