DRCA-Economic Talks - "Inteligência artificial: o fim dos Economistas?"
Jun, 21, 2021 / Jun, 21, 2021

Economic Talks

Sessão: Inteligência Artificial: o fim dos economistas?
Dia: 21 de junho, 18h00 – 20h00
Local: Grémio Literário - Lisboa


Clique no link abaixo para entrar no webinar:

https://us02web.zoom.us/j/87203926859?pwd=TkhRZFlGSlA5V09QUFZmUzBpdDlwZz09

Senha de acesso: 133632

Participantes: Prof. Arlindo Oliveira, Dr. Miguel Ribeiro e Dr. Ricardo Castanheira
Moderadora: Profª Rosa Borges

Caras e caros Colegas,

No próximo dia 21 de junho, das 18h00 às 20h00, terá lugar uma nova sessão do nosso “Economic Talks”, desta vez dedicado a um tema transdisciplinar: a Inteligência Arificial.

Num estudo recente sobre os impactos da inteligência artificial no emprego futuro, afirmava-se que uma das profissões que iria acabar em resultado dos desenvolvimentos da inteligência artificial era, precisamente, a dos economistas. Pela mesma altura, a então Diretora do FMI, Christine Lagarde, numa comunicação proferida numa Conferência comemorativa dos 20 anos de independência do Banco de Inglaterra em que, precisamente, se debruçava sobre os efeitos das Fintech, ou das novas tecnologias aplicadas às instituições e aos serviços financeiros sobre a atividade dos Bancos Centrais e sobre a própria definição da política monetária, afirmava que, no limite, também neste domínio, altamente exigente e qualificado, a substituição do homem pela máquina inteligente poderia ser considerada como uma hipótese com forte probabilidade de acontecer. Idênticas conjeturas têm sido feitas por diversos especialistas, inclusivamente aplicadas ao domínio do ensino e da formação, e que apontam para o desaparecimento das próprias Universidades, nos termos em que as conhecemos até agora.

O tema ganhou, sem dúvida, uma nova atualidade com o desenvolvimento do teletrabalho e das condições tecnológicas que lhe estão associadas.

Para discutir este tema foram convidados o Prof. Arlindo Oliveira, Presidente do INESC, ex-Presidente do IST, investigador do CERN, membro da Portuguese Academy of Engineering, o Dr. Miguel Ribeiro, médico, especialista em medicina tropical e autor do livro “Universo Programado, uma alternativa ao Darwinismo e à religião” e o Dr. Ricardo Castanheira, especialista em tecnologias de informação, atualmente Conselheiro Técnico na Representação Permanente de Portugal na União Europeia (REPER). Será moderadora a Profª Rosa Borges, membro da direção da DRCA.

Para proceder à inscrição gratuita, mas obrigatória, clique aqui.

Serão respeitadas todas as regras e recomendações sanitárias em vigor, relacionadas com a Covid-19.

A todas e a todos, enviamos as nossas melhores saudações.

Ordem dos Economistas
A direção da DRCA


Local: Online

Morada: