Seminário - Portugal e o Desenvolvimento Global num mundo em mudança
Mai, 11, 2022 / Mai, 11, 2022

A Plataforma Portuguesa das ONGD organiza, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e apoio do Camões IP, o seminário “Portugal e o Desenvolvimento Global num mundo em mudança”, que decorrerá no dia 11 de maio às 14h30. O evento terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sendo também possível a participação em formato virtual.

A construção da nova Estratégia da Cooperação Portuguesa 2022-2030 acontece num momento particularmente desafiante. A guerra, o aumento das desigualdades entre e dentro dos países, a crise ecológica e tantos outros fenómenos agravados por mais de dois anos de pandemia ameaçam a realização plena da Agenda 2030. Espera-se, por isso, que o enquadramento estratégico definido por Portugal responda a estes e outros desafios, e permita potenciar o contributo do país para um mundo mais justo e sustentável.

Neste contexto, o¿Seminário¿“Portugal e o Desenvolvimento Global num mundo em mudança” tem por principal objetivo discutir o futuro da Cooperação Portuguesa num momento de redefinição estratégica determinante para a próxima década.¿O evento contará com a presença de representantes de entidades governamentais, de organizações da sociedade civil e de parceiros importantes de Portugal. Ao longo da sessão será ainda apresentada a¿Visão da Plataforma Portuguesa das ONGD sobre o futuro da Cooperação Portuguesa¿– um documento publicado no final de 2020 e que contempla um conjunto de recomendações destinadas a contribuir para o processo em curso.

O evento realiza-se no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 14h30 do dia 11 de maio, em formato híbrido (presencial/online).

Para participar,¿deve proceder à inscrição aqui¿até ao dia 9 de maio, indicando se pretende assistir presencialmente ou remotamente. A participação presencial está limitada às vagas existentes e sujeita a confirmação prévia.

Programa (*tbc)
14h30 – Abertura

Ana Patrícia Fonseca, Plataforma Portuguesa das ONGD
Maria Hermínia Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian


14h45 – Perspetivas sobre a cooperação para o desenvolvimento em 2022

Jorge Moreira da Silva, Diretor-Geral de Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE*
Pedro Conceição, Diretor do Gabinete do Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU


15h15 – Painel “O contributo da cooperação portuguesa para um mundo justo e sustentável”

Francisco André, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal
António Quintas, Embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Portugal*
Manuel Lapão, Diretor de Cooperação da CPLP
Dirce Varela, Plataforma de ONG de Cabo Verde
Cristina Cruz, CIDAC
Moderação por Bárbara Reis, jornal PÚBLICO*


17h15 – Encerramento – João Ribeiro de Almeida, Presidente do Camões, IP*

Inscrições

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebCO5FXXP5mRpaArUsAjNEpdXmDV6mrM8dXNv6BKHYX6FllQ/viewform 


Local: Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian

Morada:

Próximos eventos