DRCA-Apresentação do livro «O Relatório de Michael Porter de 1994 revisitado - Portugal: 1994-2025-2030»
Nov, 04, 2026 / Nov, 04, 2026

DRCA-MIchael Porter 04-11-2026

A Delegação Regional do Centro e Alentejo da Ordem dos Economistas promove, no próximo dia 4 de novembro, das 18h00 às 20h00, no Auditório da sua sede, a apresentação do livro «O Relatório de Michael Porter de 1994 revisitado – Portugal: 1994-2025-2030», da autoria de André Paula Santos, Alcino Lavrador e Bruno Damásio.

A sessão terá a abertura do Professor Doutor António Mendonça, Bastonário da Ordem, e será moderada por Helder Oliveira, Vice-Presidente da Delegação Regional do Centro e Alentejo (DRCA). Para além da apresentação da obra pelos autores, contará com a participação do Engenheiro Luís Mira Amaral e do Professor Eduardo Catroga, proporcionando uma reflexão sobre o legado do Projeto Porter e as perspetivas de competitividade da economia portuguesa.

A obra revisita o relatório de Michael Porter publicado em 1994 pelo Fórum para a Competitividade e apresenta uma análise dos clusters portugueses de competitividade atualmente reconhecidos, abordando a vantagem competitiva nacional, a projeção setorial e os novos nichos de especialização.

O prefácio é assinado pelo Professor Eduardo Catroga, Ministro das Finanças à data da publicação do relatório original, que sublinha a relevância da obra: «O conjunto analítico faz da obra, do ponto de vista da fundamentação quantitativa, um dos mais ambiciosos estudos sobre a economia portuguesa publicados nos últimos anos.»

O livro integra, igualmente, a nota «A origem do Projeto Porter», escrita pelo Engenheiro Luís Todo Bom, e o contributo «O Projeto Porter em Portugal», da autoria do Engenheiro Luís Mira Amaral, então Ministro da Indústria e responsável pelo convite a Michael Porter para a elaboração do relatório.
Ao reunir os autores e duas personalidades diretamente ligadas ao contexto em que nasceu o Projeto Porter, esta sessão constitui uma oportunidade para revisitar esse exercício de análise estratégica e refletir sobre os desafios e as oportunidades que se colocam ao desenvolvimento da economia portuguesa.

A DRCA convida os seus membros a participar nesta sessão.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória. Para se inscrever, clique aqui.

As nossas melhores saudações,

Direção da Delegação Regional do Centro e Alentejo (DRCA) da Ordem dos Economistas

Ana Brochado, Presidente | Hélder de Oliveira | Albertina Dias | Jorge Dias | Pedro Albuquerque


Local: Sede Ordem dos Economistas

Morada: Rua Ivone Silva, 6 - 5 - Edf. ARCIS - Lisboa

Próximos eventos
Lançamento do livro "Economia Global, Europa e Por(...)
Auditório da Ordem dos...
Out, 20, 2026 18:00
Apresentação de Livros
DRAlgarve-Algarve sob Pressão: O peso da Carga Fis(...)
Auditório Prof. Doutor...
Out, 22, 2026 18:30
Conferências e Debates
DRCA - Webinar: Influência da incerteza da polític(...)
Sede OE - Zoom
Out, 23, 2026 17:30
Conferências e Debates