CEEETA, o seu contexto e o espólio
Publicado em Mai, 22, 2024

O CEEETA – Centro de Estudos de Economia de Energia, Transportes e Ambiente, foi fundado em 1985 no seio do Instituto Superior de Economia da Universidade de Lisboa, por um grupo de 27 engenheiros e economistas, que tinham uma visão para o futuro nas áreas da Energia, Transportes e Ambiente.


Ao longo da sua vida até cerca do ano 2000 foi grande o envolvimento do CEEETA na produção de estudos e pareceres que tiveram importante papel na definição das políticas públicas de energia e de ambiente que foram seguidas neste período.
Um grupo de fundadores, fiel depositário de todo o arquivo documental na posse do CEEETA, entendeu digitalizar a sua maior parte e disponibilizá-lo para investigadores e estudiosos das questões da energia, transportes e ambiente. Para tal foi criada uma base de dados que passará a estar disponível nos sites do ISEG, da Ordem dos Economistas e Ordem dos Engenheiros. O livros e revistas, serão doados à biblioteca do ISEG.


Assim, numa iniciativa conjunta de fundadores do CEEETA, do Instituto Superior de Economia, da Ordem dos Economistas e da Ordem dos Engenheiros, realizou-se no dia 29 de maio, pelas 17:00h, no Instituto Superior de Economia, uma sessão onde foi analisado o contexto do surgimento do Centro de Estudos (quadro económico geral e evolução dos setores ETA). Nesta sessão foi também apresentada a Base de Dados CEEETA e feita a entrega formal do espólio bibliográfico à Biblioteca do ISEG.

Pode visualizar a sessão integral aqui.

O repositório online da Base de Dados pode ser acedido aqui.

Programa CEEETA

Próximos eventos
Debate - Eleições Americanas, Impactos Geoeconómicos
Sociedade de Geografia...
Jun, 25, 2024 17:00
Debate