DRN - Seminário "Economia Azul"
Publicado em Abr, 05, 2023

DRN-20230418-Seminário Economia Azul_Imagem

Na sequência do nosso Programa de Actividades e em cooperação com a Universidade de Aveiro e a SEDES, promovemos o Seminário "Economia Azul", no próximo dia 12 de Abril, chamando a atenção para o enquadramento dado pela SEDES, bem como o Programa que vai ser levado a cabo.

De acordo com a OCDE a Economia Azul contempla todas as atividades económicas relacionadas com o oceano, mares, e zonas costeiras em conjunto com os bens e serviços providenciados por esses ecossistemas marinhos (OCDE 2016). A União Europeia alargou esta definição e inclui ainda outras atividades associadas a águas salobras e interiores (UE, 2018). Em 2021, e após a publicação do Pacto Ecológico Europeu, alterou-se o paradigma do desenvolvimento da economia azul, descolando o crescimento económico da exploração incessante dos recursos naturais, e falamos agora de apoiar e incentivar a Economia Azul sustentável e circular, num claro alinhamento com o desejo de um futuro mais amigo do planeta e de um desenvolvimento mais sustentável num contexto de adaptação e mitigação às alterações climáticas.

Na última Conferência do Oceano das Nações Unidas em Lisboa, e posteriormente na COP 26, o nexus oceano-clima ficou inequivocamente validado. Neste novo cenário de sustentabilidade esperamos que a Economia azul contribua para mitigar as alterações climáticas através, por exemplo, do desenvolvimento de energias renováveis oceânicas, descarbonização do setor do transporte marítimo e a adaptação dos Portos e atividades conexas para se tornarem mais verdes. Esperamos ainda que a economia azul se torne mais circular promovendo o uso nas artes da pesca de materiais biodegradáveis e ou recicláveis e mais sustentáveis, bem como a reciclagem de navios e das suas peças, ou ainda a reformulação e readaptação para novos multiusos de plataformas offshore inativadas. O desenvolvimento de novas infraestruturas verdes e de soluções baseadas na natureza para restauro e/ou conservação de zonas costeiras ou marinhas em perigo vai ainda contribuir para recuperar ou aumentar a biodiversidade perdida e a paisagem costeira, beneficiando as atividades de um novo turismo sustentável e inclusivo.

Neste evento pretendemos explorar as potencialidades e os melhores exemplos da Economia Azul para o desenvolvimento sustentável da Região de Aveiro, ressalvando o papel central dos atores académicos, políticos e empresariais neste caminho.

Local: Sala de Atos, Reitoria da Universidade de Aveiro

Inscrições: https://forms.gle/uNeXUS6Gs5sTeTHJ8

Consulte aqui o Programa

DRCA - VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU - 3 a 5 de abril