Jantar-debate - 50 anos de Abril, 25 anos da Ordem dos Economistas
Publicado em Mar, 26, 2024

No dia 10 de abril, pelas 19h30, na Casa do Alentejo em Lisboa, a Ordem dos Economistas realizou um jantar-debate marcando simultaneamente os 25 anos da nossa Ordem e os 50 anos do 25 de Abril. O encontro, intitulado “50 anos de Abril, 25 anos da Ordem dos Economistas”, esteve centrado nas expectativas económicas que surgiram imediatamente após o golpe militar.

O evento contou com a presença do Coronel Sousa e Castro, do Engº. João Cravinho, para além de vários membros da Ordem que participaram nas primeiras ações económicas pós-revolução, nomeadamente: Prof. Doutor Américo Ramos dos Santos, Prof. Doutor António Rebelo de Sousa, Prof. Mário Valadas, Dr. José de Almeida Serra e Dr. Vasco Cal. As intervenções refletiram sobre os desafios económicos que se seguiram ao 25 de Abril e sobre a forma como este acontecimento moldou o panorama económico nacional.

No âmbito deste encontro, vários membros da Ordem partilharam depoimentos, memórias e reflexões, cujo conteúdo disponibilizamos abaixo:

Poema - Inesquecível dia 25 de abril

Memórias do 25 de abril

O fim do império e o embate monetário do 25 de abril

Adaptação de "25 de abril em cuecas"

Disponibilizamos igualmente o sumário da intervenção do Dr. Américo Ramos dos Santos.

No âmbito das Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, disponibilizamos igualmente a carta do Prof. Francisco Pereira de Moura, de 15 de julho de 1965, aos Membros do Colégio Eleitoral para a designação do Chefe de Estado. Poderá visualizar o documento original e a sua transcrição aqui.

Jantar debate 25 de abril cartaz

Fórum das Ordens Profissionais
Salão Nobre do Institu...
Mai, 09, 2024 14:30