Lançamento do Livro: Da Reforma do Capitalismo, de António Rebelo de Sousa
Publicado em Mar, 13, 2024

No dia 21 de março de 2024, às 18h00, no Grémio Literário, será realizado o lançamento do livro Da Reforma do Capitalismo, da autoria do Prof. António Rebelo de Sousa.

A sessão contará com a presença e abertura do Presidente do Grémio Literário, Dr. António Pinto Marques e apresentação do Prof. Dr. João César das Neves, Prof. Dr. João Ferreira do Amaral e Prof. Dr. António Mendonça.

O evento é de entrada livre e não carece de inscrição.

Sobre o Autor

António Rebelo de Sousa, doutorado em Economia e agregado em Economia Internacional, foi consultor do Ministro das Finanças e eleito deputado à Assembleia da República, tendo sido igualmente membro do Grupo de Parlamentares da EFTA.

Actualmente, é presidente do Conselho de Administração da SOFID (Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento – Instituição Financeira de Crédito, SA), do Conselho Consultivo do OSCOT (Observatório de Segurança, Criminalidade e Organizações Terroristas) e do Instituto Benjamin Franklin, sendo igualmente vice-presidente da direcção da Sociedade de Geografia de Lisboa e membro do Conselho de Administração da LIBERTAS-SGOIC, SA, assim como do Board of Directors do American Club of Lisbon.

Na vertente académica, é professor catedrático na Universidade Lusíada de Lisboa e professor associado com agregação jubilado no ISCSP, na Universidade de Lisboa.

É também autor de mais de uma vintena de livros publicados na área da Economia e da Política.

Sobre o Livro

Sem afectar o rigor do discurso, António Rebelo de Sousa usa os seus dotes de comunicação para tornar o livro apelativo para todos os que pretendam aceder aos incontáveis sucessos e fracassos do capitalismo, das suas origens às transformações que ocorreram com a ebulição dos mercados e a alteração das condições geoestratégicas. O livro foca com particular atenção a realidade do país e desenha a traço fino uma carta da economia mundial, especialmente no que se refere aos dois últimos séculos.

Do Prefácio, de Nuno Cunha Rodrigues, Presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Esta «cultura integral» de ARS [António Rebelo de Sousa], para utilizar uma expressão de Bento de Jesus Caraça, explica a adopção da metodologia usada neste ensaio. Em que, a partir do confronto com as posições de alguns autores contemporâneos de referência, com destaque para Michael Hudson, Timothy Geithner, Paul Collier, Mariana Mazzucato e Thomas Piketty, se propõe afirmar, defender e aprofundar as suas próprias concepções relativamente ao que é o sistema capitalista, a sua dinâmica interna de transformação, a relação com a democracia, as alterações geoeconómicas e geopolíticas globais, o sentido e o futuro de tudo isto, sem esquecer uma curta, mas interessante, reflexão sobre a Inteligência Artificial (IA) e os desafios que estabelece ao Homem, em todas as suas dimensões.

Do Posfácio, de António Mendonça, Professor catedrático e Bastonário da Ordem dos Economistas

Fórum das Ordens Profissionais
Salão Nobre do Institu...
Mai, 09, 2024 14:30