




De 10 a 22 de Outubro, o IDEFE e o CEGE/ChinaLogus do ISEG em parceria com a Ordem dos Economistas e a InnoChina Academy na China realizou mais uma visita de estudo à China. O programa de visita deste ano tinha como temas principais os sistema financeiro e o sistema de distribuição chineses.
O grupo de 12 participantes coordenado pela Profª Doutora Fernanda Ilhéu esteve nas cidades de Pequim, Tianjin, Macau e Hong Kong, onde visitou um grupo de empresas bastante heterogéneo, como a ABB, a China Three Gorges Corporation, a CITIC Bank, a Dynasty, a EU-China Chamber of Commerce, a Binhai New Area, a Hovione e a GE e participou em seminários que se realizaram nestas empresas, mas também nas universidades de Tsinghua e Tianjin, onde o conhecimento teórico transmitido completou as perspetivas práticas de gestão e de estratégia de negócios aprendidas nas visitas às empresas.
Na passagem por Macau para além de assistir um seminário sobre a economia do Delta do Rio das Pérolas organizado pela AICEP, o grupo visitou a Feira Internacional de Macau onde se encontrou com vários empresários portugueses, nomeadamente com a Associação Jovens Empresários Portugal China que convidaram o grupo para um jantar de convívio. Houve ainda tempo para percorrer alguns dos locais icónicos da China, como a Grande Muralha ou a Cidade Proibida, o distrito de arte 798 e os tradicionais Hutongs em Pequim, as Ruínas de São Paulo e templo de A - Má em Macau, ou o Pico Vitória, em Hong Kong e para aprender algumas palavras chinesas e interiorizar alguns aspetos da cultura chinesa, nomeadamente os gastronómicos.