I Conferência Anual do Turismo
Publicado em Ago, 21, 2008

A I Conferência Anual do Turismo decorreu muito bem. Os trabalhos permitiram verificar que todos os objectivos colocados pela organização foram atingidos e superados. O nível das comunicações foi soberbo e satisfação dos participantes tem-se sentido no conjunto de felicitações recebidas e comentários realizados.

Os oradores constituíram um grupo singular, fazendo com que fosse possível, de uma só vez ter do melhor que existe em Portugal numa Conferência realizada na Madeira. A participação nos comentadores dos quatro painéis, permitiu a dinâmica esperada e o debate resultou animado e profundo.  A conjugação das leituras e dos interesses defendidos permitiu a clarificação de algumas questões fundamentais como a importância das low-cost e forma como o destino as deve encarar, o imprescindível esforço a produzir através do modelo de participação assente em parcerias público-privadas, a relevância da dimensão ambiental par ao turismo, a imprescindível eficiência da promoção externa, a necessidade da definição de uma estratégia ganhadora que permita diferenciar em qualidade e não em quantidade, entre outras.  A participação dos interessados superou as expectativas em mais de 50%. Esperávamos 200 pessoas e tivemos 330. As conclusões a que se chegou permitem a orientação das ideias e resultam como uma boa ferramenta para a reflexão dos destinos do sector. Muitas considerações ali produzidas têm uma amplitude muito profunda e pelo facto de existirem resulta superior o grau de responsabilidade de todos os intervenientes no sector do turismo.

As sugestões que temos recebido vão no sentido do apoio à realização deste tipo de iniciativas que, da forma como esta decorreu, é referenciada como modelo a seguir. Para a II Conferência coloca-se o propósito da internacionalização, objectivo que entendemos necessário e desejado. Facto relevante, na nossa perspectiva, resulta da intervenção integrada que a Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas. Na verdade este envolvimento em prol do sector do turismo não se resumiu à realização da conferência. Promovemos um inquérito ao sector, com o apoio e envolvimento directo da Deloitte, que permitiu aferir a actualidade do mesmo, realizamos a I Conferência Anual do Turismo e celebramos um protocolo com o Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo que nos valeu a possibilidade de lançar (na 5ª feira passada) o primeiro MBA em turismo (Hotelaria e Destinos Turísticos) na Madeira que funcionará já a partir de Janeiro de 2008. Esta conjugação de iniciativas apraz-nos registar a atitude que mantemos em relação à abordagem da matéria em apreço.

 Conclusões da I Conferência Anual do Turismo

Próximos eventos