Comunicado do Bastonário
Publicado em Jul, 27, 2021

Bastonario foto PWC

Caros Colegas,

Como é do vosso conhecimento, este ano é ano de eleições para os diversos Órgãos Sociais Nacionais e Regionais da Ordem dos Economistas (para o quadriénio 2022-2025).
O calendário eleitoral será divulgado em breve e poderá depois ser consultado no nosso site.
É, pois, altura dos membros interessados em contribuir activamente para a Ordem se organizarem e apresentarem listas, quer a nível nacional, quer para as diversas Delegações Regionais.
Tenho assumido, desde 2011, a responsabilidade de ser Bastonário, presidindo a Direcções constituídas por economistas das mais variadas gerações e formações, e sempre exerci a minha responsável função de forma independente, livre e equidistante das forças políticas, com um objectivo prioritário: dignificar a profissão de economista.
Ao longo destes últimos anos:
- cumprimos os objectivos anualmente aprovados e sempre com resultados contabilísticos positivos;
- revimos os Estatutos da Ordem;
- adquirimos uma Sede nacional com fundos próprios (sem recurso a crédito e deixando ainda uma confortável reserva nas contas da Ordem);
- terminámos a cobertura do País com a criação de várias Delegações Regionais;
- criámos também novos Colégios da Especialidade ( além dos Colégios de Gestão e de Economia Política, foram criados os novos Colégios de Análise Financeira, de Auditoria Interna, de Fiscalidade e de Gestores de Insolvência e de Recuperação de Empresas);
- realizámos dezenas de actividades das mais diversas áreas com o intuito de corresponder às necessidades e interesses dos nossos membros espalhados pelo Continente e Regiões Autónomas;
- criámos laços de trabalho com as Ordens homólogas, como é o caso do Colégio de Economistas de Espanha, da Ordem dos Economistas do Brasil ou da Ordem de Economistas de Angola;
- tivemos desde sempre um papel relevante no CNOP (Conselho Nacional das Ordens Profissionais), presidindo actualmente à Assembleia Geral;
- desenvolvemos iniciativas com as Universidades no sentido de divulgar a Ordem e angariar novos membros;
- lançámos a Ordem nas redes sociais.
Nomeadamente com o Colégio de Economistas de Espanha, lançámos o “Encontro Ibérico de Economistas”. Desde há cerca de 8 anos que, alternadamente nos nossos dois Países, se realiza uma Conferência Anual para nos conhecermos melhor, tratar dos desafios que a profissão apresenta e também das questões europeias que a ambos muito interessam, para além das questões transfronteiriças. Ainda no corrente ano, contamos receber os colegas espanhóis em Lisboa e realizar mais um “Encontro Ibérico de Economistas”, caso as condições sanitárias o permitam.
Gostaria também de realçar os vários ciclos de iniciativas que pudemos concretizar ao longo destes anos. Falo, por exemplo, das “Jornadas de Fiscalidade”, numa cooperação com a PwC, das “Políticas Públicas”, com a colaboração da Universidade de Évora, do “Mercado de Capitais e a Bolsa de Valores” em coorganização com a Euronext, bem como o lançamento, logo em 2011, do Think-tank “Missão Crescimento”, numa iniciativa conjunta da nossa Ordem dos Engenheiros, a CIP, o FAE e o Projecto Farol e ainda o ciclo relativo à demografia e ao envelhecimento.
A Ordem, através do seu Bastonário, teve também ao longo deste período, o convite para integrar o Conselho Económico Social (CES), tendo sido Relator de vários pareceres deste organismo sobre o Orçamento do Estado, Plano Nacional de Reformas ou, ainda este ano, da Conta de Gerência de 2019.
A Ordem lançou também há cerca de oito anos atrás um Prémio Anual a que deu o nome do primeiro Bastonário António Simões Lopes (meu saudoso Professor e apoiante desde a primeira hora da minha candidatura a Bastonário, em 2011), o qual premeia a melhor tese de doutoramento em Ciências Económicas (Economia ou Gestão), obtida no ano anterior em Universidades portuguesas.
E, a nível regional, um infinito rol de realizações poderá ser apresentado por aqueles que são directos responsáveis das Delegações Regionais, evidenciando uma preocupação de servir os membros da Ordem da forma mais adequada, em cada momento e de acordo com as suas expectativas e desejos.
Um período pleno de realizações, para o qual contribuíram as diversas equipas que integraram as várias Direcções e que decerto vai ter continuidade, renovação e constante preocupação de tudo fazer para cumprir os objectivos desta Associação Pública Profissional, não perdendo os referenciais de independência e equidistância que devem sempre nortear as iniciativas e tomadas de posição dos seus dirigentes, a começar pelo Bastonário.
Houve sempre a preocupação de prestar um verdadeiro Serviço Público, de oferecer o nosso esforço e dedicação por uma causa que abraçámos e na qual acreditamos, que guiou todo o trabalho desenvolvido durante estes onze anos, inteiramente pro bono, sempre com o objectivo de dignificar a profissão.
Eu decidi não me apresentar de novo como candidato a Bastonário nas eleições que se avizinham, deixando essa responsabilidade àqueles que queiram dar o seu trabalho e as suas capacidades à Ordem, servindo-a com profissionalismo, isenção e total independência como até hoje sempre aconteceu.
Chegou, pois, o momento de fazer apelo aos milhares de membros espalhados pelo País para se organizarem e apresentarem listas concorrentes às próximas eleições.
Agradeço, a quem comigo trabalhou, a dedicação e lealdade com que o fizeram, bem como a todos que acompanharam a actividade da Ordem ao longo deste período e que com as suas críticas e sugestões nos ajudaram a tentar fazer sempre melhor.
A actual Direcção prosseguirá, após férias, a realização das actividades programadas para este exercício, entre as quais quero destacar o Congresso Nacional de Economistas, o Encontro Ibérico de Economistas e a Conferência Anual do Orçamento do Estado, esta sempre com o apoio do Banco de Portugal.

Votos de boas férias.

Rui Leão Martinho