O nosso Bastonário foi eleito Presidente do CNOP
Publicado em Jul, 15, 2022

Antonio Mendonca site

O nosso Bastonário, Professor Doutor António Mendonça, foi eleito no dia 15 de Julho, Presidente do CNOP.

O novo Presidente propõe-se a seguir como princípios orientadores, os seguintes:

1. Adoção do lema “Todos diferentes, todos iguais” no relacionamento com todas e cada uma das Ordem, em particular.
2. Respeito pela identidade e intervenção próprias de cada Ordem.
3. Recusa de qualquer tentação de sobreposição ou de substituição do papel que cabe por direito a cada uma das organizações que constituem o CNOP e aos seus Bastonários.
4. Visão do CNOP como uma plataforma de diálogo e de troca de experiências que permita reforçar uma posição comum das Ordens, no relacionamento com a sociedade portuguesa, as suas instituições e os órgãos de soberania, em particular.
5. No quadro deste relacionamento, adoção de uma postura de diálogo e de abertura à negociação, tendo em vista salvaguardar os interesses profissionais dos seus membros e os interesses públicos relacionados com a sua prestação profissional.
6. Defesa do papel das Ordens enquanto instituições transparentes de defesa e garantia do exercício responsável, competente e ético, das profissões representadas, tendo sempre como referência a salvaguarda do interesse público.
7. Consideração do papel das Ordens e do CNOP como um fator sistémico de inovação e de dinamização económica e social.

A intervenção do CNOP assume no contexto atual da discussão na Assembleia da República de diversos projetos de alteração à lei das associações públicas profissionais, que põem em causa o seu papel de utilidade pública, uma particular relevância.

DRCA - VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU - 3 a 5 de abril
Bruxelas
Abr, 03, 2024 08:00
Jantar-Debate - 50 anos de Abril, 25 anos da Ordem(...)