Caras e caros Colegas,
É com grande satisfação que comunico que o Relatório e Contas referente ao ano de 2023, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Representativa, realizada na passada sexta-feira, dia 22 de março, após pareceres favoráveis do Conselho Fiscal e do Conselho Geral, de acordo com as disposições estatutárias, igualmente aprovados por unanimidade.
Foi também proposto e aprovado por unanimidade um voto de louvor à Direção da Ordem pelo trabalho realizado, o que nos que nos deu grande alegria e satisfação, mas que sobretudo interpretamos como um estímulo e, simultaneamente, como uma maior exigência para o trabalho que ainda temos pela frente, na salvaguarda da exigência e qualidade do exercício das nossas responsabilidades profissionais, perante a sociedade e da afirmação do papel da Ordem.
Toda a documentação apresentada e votada na Assembleia Representativa, pode ser acedida na página da Ordem aqui.
O Relatório e Contas agora aprovado, corresponde ao exercício de metade do mandato, podendo ser lido como um balanço intercalar do trabalho realizado. Uma metade do mandato que foi marcada pelas Comemorações dos 25 anos de criação da Ordem dos Economistas, mas simultaneamente pelo processo de revisão da legislação de enquadramento das Ordens profissionais que conduziu à aprovação pela Assembleia da República de novos estatutos. Isto significa que, ainda este ano, vamos ter de nos confrontar com ajustamentos na composição dos nossos órgãos sociais, designadamente o Conselho de Supervisão e o Conselho de Disciplina, até aqui um órgão único, mas que terá de ser objeto de separação e, ainda, com a designação de uma nova figura – o Provedor – que integrará o Conselho de Supervisão, sem direito de voto.
A 27 de maio próximo, terá lugar a sessão de encerramento das comemorações dos 25 anos. O programa da sessão será divulgado oportunamente. Em qualquer caso, podemos já informar que contará como keynote speaker o Prof. Elhanan Helpman, professor em Harvard, especialista em crescimento e economia internacional e Presidente da International Economic Association de que a nossa Ordem faz parte e integra o respetivo Conselho. O Prof. Helpman é, conjuntamente com o Prof. Gene Grossman da Universidade de Princeton, autor do modelo Grossman-Helpman, uma referência fundamental da teoria do crescimento endógeno, relacionando a inovação com o crescimento, e avançando com hipóteses para a sustentabilidade do crescimento no longo prazo - uma questão que está na ordem do dia, nas economias avançadas e em Portugal, em particular.
Nesta sessão serão também entregues os novos diplomas e cartões de Economista Sénior e Economista Conselheiro, resultantes do novo processo de candidaturas que está a decorrer até 31 de março e, para o qual, apelamos a participação dos colegas, que poderão consultar as condições aqui
Já a 10 de abril, teremos um Jantar-debate, “50 anos do 25 de abril, 25 anos da Ordem dos Economistas”, em que iremos abordar o tema das expectativas económicas, na sequência imediata do golpe militar. Contaremos com a participação do Coronel Sousa e Castro, porta-voz do Conselho da Revolução e de vários colegas nossos que tiveram intervenção nas ações económicas imediatas. O programa da iniciativa será brevemente divulgado.
Por fim, permitam-me, ainda destacar a realização do II Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, que terá lugar em setembro próximo, organizado em conjunto com a UCCLA e a realização de um Encontro sobre “Inteligência Artificial e o futuro da profissão de Economista” que está também a ser organizado para ter lugar antes do final do ano.
Obviamente que continuaremos com as iniciativas previstas no Plano de Atividades para 2024.
A todas e a todos os colegas envio as minhas melhores saudações e votos de Boa Páscoa.
António Mendonça
Bastonário