Num mundo cada vez mais complexo, onde as finanças públicas desempenham um papel crucial na vida de todos os cidadãos, torna-se fundamental a existência de ferramentas que facilitem a compreensão dessa área.
Nesse sentido, o Conselho das Finanças Públicas lançou, no dia 9 de setembro, às 18h30, na Biblioteca Palácio Galveias, o livro Glossário das Finanças Públicas no sentido de promover o reforço da literacia financeira e orçamental, dentro e fora do meio académico.
Na academia, o glossário pode servir como um guia para estudantes e professores, fornecendo definições claras e concisas de termos técnicos, facilitando a assimilação de conceitos complexos e contribuindo assim para aprofundar o conhecimento de disciplinas ligadas às Finanças Públicas e à Economia.
Fora do âmbito académico, este glossário também é de utilidade para os cidadãos em geral, permitindo-lhes aceder a definições de termos relacionados com a gestão pública, e assim contribuindo para uma melhor compreensão das políticas e decisões financeiras que afetam as suas vidas.
O glossário agora dado à estampa constituirá certamente um instrumento promotor do debate público informado sobre questões orçamentais e financeiras, reforçando a democracia e a transparência na gestão dos recursos públicos.
A intervenção do Bastonário no evento pode ser consultada aqui.