
Caríssimas(os) Colegas,
Quero começar por apresentar as minhas saudações e os meus votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo.
Quero, também, informar que na Assembleia Representativa, realizada no dia 12 de dezembro, foi aprovado, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, após pareceres favoráveis do Conselho Fiscal e do Conselho Geral – este igualmente por unanimidade. Estes documentos estão já disponíveis no site da Ordem (aqui).
Como é tradicional nesta época do ano quero também, na minha qualidade de Bastonário, deixar algumas palavras breves sobre o trabalho realizado pela Ordem em 2025 e os desafios que se colocam para 2026.
Naturalmente que as minhas primeiras palavras são de agradecimento a todos os colegas, pelo apoio e empenho que deram ao trabalho realizado, através da elevada participação com que responderam às diversas iniciativas realizadas, quer no plano nacional, quer no plano regional e local. Essa elevada participação contribuiu decisivamente para a projeção que as iniciativas tiveram na sociedade portuguesa, e para a afirmação do prestígio dos Economistas, enquanto classe profissional, e da Ordem dos Economistas, enquanto instituição de referência na sociedade portuguesa. Neste âmbito, quero deixar, igualmente, uma palavra especial de reconhecimento e incentivo, às Direções das Delegações Regionais, pelo empenho com que desempenharam as suas responsabilidades e se integraram plenamente nos objetivos gerais prosseguidos pela Ordem.
Quero, igualmente, perante todos os colegas, expressar o meu reconhecimento e agradecimento aos Conselhos de Especialidade e os seus Presidentes, pelo excelente trabalho que têm desenvolvido. Não apenas através de iniciativas próprias e direcionadas aos Colégios que representam, mas também em conjunto, no quadro da elaboração do novo regulamento das especialidades que deverá ser submetido à tutela. E, ainda, uma palavra de saudação aos novos Conselhos de Supervisão e de Disciplina e Jurisprudência que iniciaram este ano o seu trabalho e aos quais desejo as maiores felicidades.
Permitam-me, uma palavra muito especial de agradecimento para o Presidente da Assembleia Representativa e para toda a Mesa com quem partilha o esforço de mobilização dos nossos representantes para a legitimação das decisões que têm enquadrado todo o desenvolvimento da nossa ação. E para o Conselho Fiscal e o seu Presidente uma palavra, também muito especial, de agradecimento pelo papel interventivo e cooperante que tem desempenhado na gestão financeira da Ordem que vai muito para além da função fiscalizadora definida nos Estatutos.
Por fim, mas não menos importante, quero agradecer aos meus colegas de Direção, todo o esforço, empenho e lealdade com que têm exercido as suas responsabilidades. Particularmente aos mais jovens que se têm esmerado nas iniciativas com os estudantes e os jovens economistas de que quero destacar a realização, em 2025, das Primeiras Olimpíadas Universitárias de Economia e a preparação das Segundas Olimpíadas para 2026.
Ainda no plano das iniciativas levadas a cabo em 2025, quero destacar a Conferência Portugal e o Futuro – Que Reindustrialização, realizada em junho, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do Prof. Francisco Pereira de Moura e onde lhe foi atribuído postumamente o título de Economista Emérito (aqui); e, mais recentemente, em novembro, a Conferência sobre o Orçamento de Estado para 2026 (aqui) e, já em dezembro, a Conferência Cibersegurança e Transformação Digital, organizada pela APECYS em cooperação com a Ordem e a SEDES (aqui). Num outro plano, mas também não menos importante, o da prestação de serviços de qualidade aos membros, gostaria de destacar a assinatura de dois Protocolos com a Associação Mutualista Montepio (aqui) e as Residências Montepio em novembro (aqui) e um terceiro com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, em dezembro (aqui).
No plano regional, quero destacar a XVII Conferência Anual do Turismo, realizada em março, na Madeira, um importante momento de reflexão sobre o papel e o futuro do turismo na região (aqui) que reuniu um leque importante de especialistas, agentes económicos e agentes políticos; a Conferência sobre A Economia do Algarve: Desafios e Oportunidades, realizada em setembro, em Faro (aqui); a Conferência das Furnas, nos Açores, sobre Desenvolvimento, Empreendedorismo e Migrações, realizada em novembro, com impacto muito significativo entre os economistas e na sociedade açoreana, em geral (aqui); a Homenagem aos ex-Presidentes da DRN, realizada no Porto, onde se aproveitou para fazer um balanço da intervenção da DRN e a projeção do seu trabalho futuro (aqui); e a Conferência Portugal e a União Europeia, realizada em dezembro na Universidade Lusíada (aqui).
Como indicadores imediatos dos resultados positivos do trabalho realizado permitam-me destacar o reforço do aumento do número de membros – tendência que se vem reforçando desde 2024 – e a continuação do bom desempenho financeiro, incluindo a nível da recuperação de quotas, que tem permitido conciliar o reforço do património da Ordem, com o aumento significativo da quantidade e qualidade das iniciativas realizadas. Neste âmbito particular permito-me apelar, ainda, à consciência dos colegas para a importância de proceder atempadamente ao pagamento de quotas, bem como combinar com a Direção Financeira, eventuais planos de regularização de dívidas.
Para 2026 queria destacar a realização do XX Congresso Nacional, no início do segundo semestre (previsto para 17 e 18 de abril). A preparação está em curso, estando aberta a inscrição para a apresentação de comunicações nas sessões paralelas. Toda a informação pode ser consultada no site da Ordem (aqui). No âmbito do Congresso está também prevista a atribuição das novas categorias de Membro Sénior e Membro Conselheiro, aos colegas que obtiveram o reconhecimento curricular, no processo de candidaturas, atualmente em curso. Queremos que seja um momento da afirmação do prestígio dos Economistas e do papel da Ordem na garantia perante a sociedade, do exercício competente, responsável e ético da atividade profissional. As candidaturas podem ser apresentadas na área reservada de cada membro no site da Ordem.
Termino esta mensagem, com a renovação dos meus votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo.
A todos, envio um forte abraço!
Lisboa, 16 de dezembro de 2025
António Mendonça
Bastonário