Conferência sobre o Impacto Económico dos Resultados Eleitorais
Publicado em Fev, 18, 2026

A Delegação Regional do Norte da Ordem dos Economistas reuniu, no passado dia 11 de fevereiro, Rui Rio e Carlos Alves para uma análise ao impacto económico do desfecho das eleições presidenciais.

Apesar da importância política do resultado, os dois economistas foram claros: o impacto direto na economia será praticamente "nulo". A estabilidade política alcançada foi vista como positiva, mas apenas como um meio - e não como um fim em si mesma.

Rui Rio considerou que a vitória do candidato eleito garante um "padrão de normalidade", evitando a instabilidade que, na sua perspetiva, poderia ter resultado de uma alternativa diferente. Ainda assim, o ex-líder do PSD sublinhou que o país não terá crescimento significativo sem reformas estruturais urgentes no Estado, no sistema político e na Justiça. Criticou ainda o atual "enquistamento" das instituições e a ausência de um verdadeiro "espírito reformista", capaz de olhar para o futuro em vez de ceder ao imediatismo mediático.

Carlos Alves, vice-presidente da SEDES, reforçou esta visão e defendeu a concretização de seis reformas prioritárias, com especial destaque para as áreas fiscal e orçamental. O economista alertou para a complexidade excessiva do sistema fiscal português, que possui a segunda taxa de IRC mais alta da OCDE e desincentiva o investimento e a poupança. Destacou ainda que a melhoria da qualidade da despesa pública é mais críticia do que a mera discussão do défice.

O debate abordou também a "cultura comportamental" e as normas sociais. Para os oradores, os problemas decorrentes do elevado peso da economia informal não são apenas culturais, mas sim fruto de incentivos errados e expectativas sociais que o Estado deve ajudar a inverter.

A sessão foi transmitida em direto no canal de YouTube da Ordem dos Economistas. Poderá assistir à mesma aqui.

Próximos eventos
Celebração do Jubileu do Professor Doutor Vítor Go(...)
Auditório CGD, ISEG
Mar, 10, 2026 18:00
Eventos de Terceiros